sexta-feira, 1 de maio de 2009

M A I O - A leveza está no ar

Adoro o mês de Maio. Ele traz uma leveza que não encontro nos demais meses do ano.
Há que se falar na lembrança iminente que Maio ocasiona no imaginário das pessoas: comemoração do dia mundial do trabalho em seu primeiro dia, mês das mães, das noivas, de lembrar o que nos foi ensinado sobre a lei Áurea (aliás, quando criança, jurava que quem tinha assinado a lei abolicionista era a mãe de meu coleguinha, Gegê, professora Áurea e não tinha quem me dissuadisse do contrário - que princesa Isabel, que nada!) e para muitos que creem, mês da mãe maior, Maria. Pesquisando o significado da palavra, é possível conhecer que Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. Seu nome deriva da deusa romana Bona Dea, da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes. Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um " Maio " ou " árvore de Maio " em honra de alguém. No Condado de Nice, França, moças e rapazes "giravam Maio " ao som de pífano (pequena flauta transversal, aguda, similar a um flautim) e tambor, ou seja, dançavam ao redor da árvore de Maio. Hoje é o primeiro dia do mês de Maio. Que este, portanto, seja o prenúncio de coisas boas que possam perdurar por todos os demais meses. Musicalmente, me sinto bem em maio. Paula Toller e Miguel Bosé têm, em suas coletâneas algo para falar sobre Maio. Sempre temos o que falar. Parafraseando Paulinha Toller e George Israel, "É hora de se mover pra viver mil vezes mais".
Beijos e bom Maio! ;)

7 comentários:

  1. De uma profundidade imensa.

    Grande texto. Uma bela e estoica forma de afirmar este dia tão importante!

    Um grande beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Adoro oq ue vc escreve! Vou prestar atenção em maio e torcer pra que coisas boas nos aconteçam! Bom fim de semana Soraia!

    Fernanda/Centro

    ResponderExcluir
  3. Vc vai no almoço da ACIPA? Ouvi em seu programa que iria! COmo faço pra comprar os convites? Bjus!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Fernanda fico feliz em saber que tem interesse em ir no almoço da ACIPA, já comprei 10 , acho que pode ser comprado na hora no proprio local.
    Muito legal ACIPA, em abril conseguiram doar mais de 30 cachorros doentes que foram tratados, castrados e adotados. As pessoas que participam ACIPA são fantasticas e maravilhosas...que nem euzinha heheheheh
    Muito obrigada pela interesse e que seja muito feliz Fernanda.

    ResponderExcluir
  5. Sara (minha querida leitora de Portugal)... Agradeço sua delicadeza e espero que seu fim de semana seja maravilhoso! Bjs!

    Fernanda! Obrigada pelo carinho de sempre e quanto ao almoço de domingo, você deve ter escutado (no programa de rádio) que a ACIPA - Associação Cidadã de Proteção aos animais - está com sérias dificuldades para manter o trabalho que vem realizando com os animais abandonados de Cascavel. Para adquirir os convites ligue para (45) 9107 4580 e fale com uma das voluntárias, ok?

    E Hi, como sempre, marcando presença quando o assunto é defender quem não pode fazê-lo por si. Bjs, dra. e ótimo fim de semana!

    Obrigada uma vez mais e beijos!

    ResponderExcluir
  6. Moço das Covinhas2 de maio de 2009 às 02:41

    Você tem toda a razão nobre jornalista:
    "É hora de se mover pra viver mil vezes mais"
    O que ocorre em (com) maio?
    Até o Guilherme Arantes, de quem nunca fui um grande admirador, conseguiu fazer uma bela canção, pricipalmente a letra, falando desse trintídio + um, que segue nos envolvendo em seu mistério...
    Muito longe da pérola extraída por você na canção de George Israel e Paula Toller, letra significativa e que só reforça as mensagens que, de repente, recebemos nesta vida:
    Todo Mês de Maio na Maior (Guilherme Arantes)
    "Não é caro o que eu queria
    uma pausa pra pensar
    colocar o corpo e a cabeça em dia
    pra melhor recomeçar

    O outono na fazenda
    toda tarde cochilar
    com o cheiro luxuoso
    de um fogão de lenha
    perfumando todo o ar

    Meu cavalo pelo vale
    vento no canavial
    sol na pele
    avermelhando a nossa cara-pálida
    da cidade

    ...eu, você e só
    todo mês de maio
    na maior...

    Um Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Não disse que o mês de maio é fantástico? Nunca a expressão "É hora de se mover pra viver mil vezes mais" foi tão significativa pra mim! Que venha o mês de junho, julho.... O Inverno me surpreenderá sorrindo!:)

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!