terça-feira, 19 de maio de 2009

A moda está no pescoço

Quando o outono chega e basta que o termômetro baixe de 20 graus no entardecer alaranjado, eis que eles reaparecem: os cachecóis, echarpes, lenços, foulards e xales enrolados no pescoço, de todas as cores, desenhos, tamanhos, tecidos e modos de usar. Os adereços têm sido típicos da meia-estação nos últimos anos, mas a cada temporada vêm com mais força e variedade e, agora, misturados a roupas leves como sandálias, camisetas e até decotes. Tal como o clima mundial, a moda confunde inverno e verão e caminha para o instável. (Yahoo) Charmosíssimo o uso de lenços, echarpes, cachecóis ou keffieh (lenços palestinos - meus preferidos) ainda que considerados "last season" – mas o que vemos é que tais lenços ainda dominam as ruas do país. Até o final de 2008 era difícil encontrar keffiehs a preços acessíveis. Aí a China entrou na jogada - segundo matéria do Le Monde - e decretou a falência de várias empresas têxteis da Cisjordânia. Óbvio, o preço caiu. É simplesmente impossível sair por aí sem topar com dezenas de pessoas, homens e mulheres, enrolados em lenços palestinos obedecendo as cores da moda e ao gosto pessoal de cada um.

3 comentários:

  1. CHISTE, diz:

    A mulher é quem faz a diferença, os ornamentos são detalhes.

    ResponderExcluir
  2. Soraia, estou tentando localizar um vídeo no qual o antigo Luis Inácio, o "original", prometia, antes de ser eleito, melhorar a vida dos aposentados.

    Pretendo enviá-lo para o atual, "falsificado", Luis Inácio, no endereço, "Fale com o presidente"

    https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

    ResponderExcluir
  3. Na antiga Roma, acreditava-se que aquela pessoa da família que estava totalmente desequilibrada na realidade tinha sido tomada por um espírito do mal. Recomendava-se colocar-lhe ao redor do pescoço um pano colorido, como alerta às demais pessoas para que mantivessem distância, do contrário aquele espírito poderia pular da pessoa possuída e tomar o corpo da outra.
    Dizem as más línguas que aquilo acabou passando à Gália (hoje França) já no tempo de Asterix e Obelix e os depois chamados franceses no tempo de Luiz XV adotaram a prática do lenço colorido como moda e isso desembocou no que hoje chamamos de gravata (não se aproxime muito de um político, quase sempre esses tipos esquisitos andam engravatados).
    Mas pode observar, Soraia, no mundo inteiro não há uma mulher que saiba melhor do que a francesa como colocar uma echarpe. Algo no jeito de ela caminhar que faz com que a echarpe aponte: Cette est une femme! (ISTO é uma mulher). Mais alors...

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!