terça-feira, 9 de novembro de 2010

Câncer de Mama - é possível prevenir

50.000 novos casos de câncer de mama são diagnosticados a cada ano no Brasil e destes, 10.000 se convertem em óbito. Um número expressivo que movimenta médicos e grupos de pacientes e amigos na divulgação de campanhas de prevenção e detecção da doença. A equipe do Medicina & Saúde da TV Tarobá está ouvindo médicos, mulheres e profissionais da saúde há uma semana para levar aos telespectadores de Cascavel e região informações importantes sobre os tipos de câncer feminino. Entre eles, o de mama, que atinge mulheres com faixa etária cada vez mais precoce. Para movimentar as campanhas de prevenção, fiz o exame de mamografia que atualmente é o meio mais eficaz para detectar qualquer espécie de nódulo que passa despercebido no autoexame de mama. O serviço está disponível através do SUS em Cascavel - gratuito conforme portaria do Ministério da Saúde - e seu agendamento ocorre num curto período de tempo entre a requisição feita pelo médico do posto de saúde e a data marcada pelo Centro de Exames. Para provar que a mamografia é indolor e que não há motivo para as mulheres retardarem o procedimento, me submeti ao exame na segunda-feira (08), no Serviço de Mamografia do Ceonc - Cascavel. Agora, é só aguardar o resultado, que deve sair em uma semana. Mulheres a partir de 35 anos devem fazer o exame. Após os 40, a recomendação é que se repita a mamografia uma vez por ano.

Imagens - Daniel Macedo

Afaste o risco do câncer de mama de sua vida. Faça o exame, é um direito que você tem.

9 comentários:

  1. Isso mesmo vamos fazer essa mulherada parar de reclamar da saude e aproveitar melhor os recursos oferecidos pelo estado. A mamografia é realizada ha algum tempo e de graça e é importante que voce divulgue. E parabens pelo exemplo, eh assim que se faz!

    Irene São Cristóvão

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã teve câncer de mama aos 27 anos e hj, aos 39 leva uma vida normal. Foi descoberto o câncer ainda no começo e o médico disse que essa foi a salvação dela. Em casa todas nós tomamos muito cuidado com essa questão pq parece que a incidencia é entre irmãs e ñ de mãe pra filha. A única coisa triste nisso td é que ela ñ quis ser mãe.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ SORAIA?

    PERMITA-M COLOCAR UM POUCO DE HUMOR NESTA SUA POSTAGEM , ABSOLUTAMENTE SÉRIA , EDUCATIVA E PEDAGÓGICA.

    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!


    "VEADOS, ARARINHA E O BICHO HOMEM."

    este é o título da crônica desta semana do meu blog "HUMOR EM TEXTO", que esta despertando muita discussão.

    Somos uma grande família com 1120 seguidoires. Confira!

    Abaixo um trecho e aproveite para visitá-lo e deixar seu comentário.

    "VEADOS, ARARINHAS E O BICHO HOMEM.

    Eu sempre tive uma mórbida certeza de que os veados campeiros e as ararinhas azuis estavam correndo sérios riscos de extinção.
    Comecei então, de forma quase obsessiva,a aprofundar-me em pesquisas.
    Descobri que os veados ou cervídeos em geral são tímidos, arredios e medrosos, exatamente,pelo fato de serem comidos por todos os outros animais carnívoros. No Brasil as espécies de veados são bastante variadas ..."

    VISITE E COMENTE.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA

    ResponderExcluir
  4. Soraia, toca-me profundamente ver sua constante preocupação com este problema que atinge milhares de mulheres. O que mais posso dizer? Nunca esmoreça, menina, leve avante sempre essa campanha tão positiva e carregada de esperança.
    Não tenho entre as mulheres de minha família nem um caso sequer de câncer de mama, devido possivelmente a uma disposição genética abençoada. Mas isso não me impede de dar o justo valor a seu trabalho.
    Você não é bonita só por fora. Você é um anjo bom que está sempre se envolvendo em causas bonitas.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Chiste, diz:

    Soraia não sei onde li sobre probadilidades dos homens tambem contrairem.

    ResponderExcluir
  6. Chiste,

    É fato. Homens também podem ter câncer de mama, casos mais raros, mas acontecem. Que tal acompanhar o programa na íntegra pelo site da Tarobá a partir de amanhã? www.taroba.com.br

    Acesse "Programas" - "Medicina & Saúde" e confira o programa de 13/11.

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Soraia:
    Qual foi o resultado daquela mamografia que você fez ??

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, O resultado apontou total normalidade, graças a Deus. Mas o exame foi feito mesmo para incentivar as mulheres a procurar o Serviço Único de Saúde com o objetivo de prevenirem-se.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!