domingo, 28 de novembro de 2010

Rio – Atestado de óbito da polícia – por Pedro Porfírio

Foto - divulgação
"Como no filme TROPA DE ELITE 2 (obra prima do cinema nacional que você não pode deixar de ver) essa interminável sequência de desafiadores ataques criminosos, responsáveis por um clima de pavor generalizado no Estado do Rio de Janeiro, é, antes de mais nada, o atestado de óbito da política de segurança do governador Sérgio Cabral, que engabelou muitos cidadãos ingênuos com a idéia de que assegurava proteção aos burgos com a ocupação policial de algumas favelas, enquanto bancava a tática dos confrontos e o patrocínio da maior matança de jovens das comunidades pobres.

Essa política parte do princípio de que a um cidadão apavorado serve-se o cardápio da SENSAÇÃO de segurança como calmante para seus nervos à flor da pele. A violência urbana pode continuar em alta, mas a notificação da presença policial em algumas comunidades pobres e criminalizadas, numa declarada disputa de territórios, sugere o bloqueio de redutos e a imobilização do "poder paralelo", com a consequente redução da criminalidade. " (Alerta Total) Continue lendo...

3 comentários:

  1. O Estado tem levado a "proposta de LEI e ORDEM" a comunidades, em um trabalho de MÉDIO e LONGO PRAZO. Vamos COBRAR esse TRABALHO dele. A população de tais comunidades, não tem feito qualquer colocação, sobre qualquer espécie de "ataque a seus DIREITOs HUMANOs" por parte do PODER PÚBLICO. Pelo contrário. Ela tem recebido o DIREITO da "PREsENÇA do EsTADO" de BRAÇOs ABERTOs. Independente das mazelas deste Estado.

    ÓBVIAMENTE, existe a necessidade de MEDIDAs COMPLEMENTAREs a atual política de segurança pública adotada pelo Estado. ÓBVIAMENTE, as ocupações não são a solução do problema, mas, não deixam de ser de grande importância. ÓBVIAMENTE, não se venceu guerra alguma, mas, todo esse circo armado (independente de quem armou) no momento, com esse triste espetáculo, nos fornece precedentes para alcançarmos resultados satisfatórios para todos.´´ÓBVIAMENTE, a próxima etapa é muito mais importante que essa. Precisamos agora de uma INVAsÃO DE sERVIÇOs PÚBLICOs nessas comunidades. Vamos cobrar essa invasão. E, ÓBVIAMENTE, ainda a muito a ser feito, ainda a muito a ser repensado, ainda a muito a ser cobrado. O problema é muito maior do que é mostrado nas câmeras da TV. Porém, ÓBVIAMENTE, não se pode negar os "primeiros avanços" por parte do Estado, e da sociedade, em busca da instauração da LEI e da ORDEM.

    Toda a população do RJ, os apoiadores, e os contestadores, agora precisam, enérgicamente, cobrar o Estado pelos próximos passos. Estou ansioso pela próxima etapa. E emjoado com oposicionistas, meramente oportunistas, com uma ideologia vazia, reacionários que chegam ao absurdo de defender regimes, incluso o militar, e políticas, que já se mostraram fracassadas, por A + B.

    ResponderExcluir
  2. "E é provável que as forças da repressão ofereçam as cabeças cortadas de centenas de suspeitos, em atos compensatórios que serão aplaudidos freneticamente."

    Fique registrado que nada disso aconteceu, muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  3. Chiste, diz:

    Muitos "policiais" estão passando apertados por não estarem podendo receber a graninha extra dos traficantes e outros receberam antecipadamente ao alertar seus colaboradores do morro sobre a ação policial o que justifica pela pequena quantidade de armas e drogas aprendidas

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!