quarta-feira, 8 de abril de 2009

8 de abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer

O médico oncologista Adílson Scopel participou do programa Tudo de Bom desta quarta-feira para enfatizar as informações sobre prevenção, exames, tratamento e estatísticas sobre o câncer, em especial sobre o de mama, que está no topo de incidência entre as mulheres. Mamografia, minhas amigas, meus amigos, uma vez ao ano e um cuidado especial com os seios durante o banho, no chamado auto-exame, podem ajudar no diagnóstico precoce de um câncer que se não for detectado em tempo, pode estragar seus planos de vida e os de quem te ama. Que tal se cuidar? Isso vale para os homens também, uma vez que o câncer de próstata atinge cada vez mais brasileiros, pois um dos grandes problemas na detecção desse tipo de câncer decorre de questões culturais, já que existem preconceito e desconhecimento sobre a importância do exame, chamado de toque retal. Segundo Scopel, o exame é o mais importante, devido à confiabilidade e ao baixo custo. Outro exame importante é teste do antígeno prostático (PSA) , feito em laboratório através da coleta de sangue, que deve estar associado ao toque retal. A mesma opinião é compartilhada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, José Carlos de Almeida - “Há muito tabu e desinformação sobre o exame do toque retal. É um exame rápido e objetivo. O especialista quando toca a próstata, sabe se existe um tumor, nódulo endurecido e se é um câncer.” O mastologista Adílson Scopel lembra que quem tem histórico da doença na família, deve começar a fazer os exames anualmente a partir dos 35 anos. Caso não exista tal histórico, os exames podem ser iniciados aos 40 anos de idade.
Clique AQUI para obter informações complementares sobre vegetais que ajudam na prevenção do câncer.

6 comentários:

  1. Soraia, nem ouso acrescentar nada, porque você, levando ao seu programa esse tipo de informação, já está prestando muito mais serviços de utilidade pública do que seria de se esperar. Acho que você consolida assim uma escola que sempre prestou muitos benefícios à população.
    Nem preciso dizer que foi primoroso, principalmente porque repete a dose aqui no blog.
    Isso não tem preço. Parabéns!

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. CHISTE, disse:

    Mais uma vez parabéns pela matéria suas escolhas são sempre muuuuuito boas e parabenizá-la está se tornando até chato, você tem muito “feeling” profissional...é chover no molhado.
    No ano passado fiz divulgação da vacina do HPV e parece que o pessoal lê e não assimila, até em minha família, o meu filho que esta nos Estados Unidos achou uma maravilha a minha neta ter recebido "lá" a vacina. No Brasil, precisamos acordar e começar a exigir dos pais, além da participação da vida escolar dos filhos, o atestado de vacinação em todo início de ano letivo e porque não as empresas também adotarem tal procedimento. Se tiver erros de grafia e concordância favor deixar passar batido.
    PS. não sei se escrevi certo "feeling"( é o saber quando usar)

    ResponderExcluir
  3. Zé e CHISTE,

    Obrigada pelas palavras - sempre muito gentis - mas o problema é maior do que gostaríamos que fosse, portanto, toda informação será muito bem-vinda aqui no blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Querida Soraia
    “Sobre o câncer de mama”.
    Você como uma competente profissional da comunicação, quiçá realizou mais uma entrevista. Sei que não é assim, pois seus escritos mostram seu lado humano, generoso, sensível e preocupado, principalmente, para aqueles (as) que carecem de conhecimentos e de recursos.
    Falar sobre a doença o doutor já falou. Não posso acrescentar nada sobre a matéria. Mas tenho guardado um exemplo cruel dessa doença: A história daquela bela jovem que o câncer, caprichosamente - depois de uma férrea e obstinada luta para liberar-se de suas poderosas garras -, levou.
    É a história da Mariza, de quem acompanhei seu corpo definhando-se; seus lábios murchando, o cabelo caindo, o perfume de seu corpo mudando, o desespero crescendo, as esperanças se esgotando e, nossos sonhos se esfumando... Tudo isso pelo simples descuido, aos 27 anos, de um insignificante caroçinho que toquei em seu seio no momento em que, alegremente, banhávamo-nos.
    Depois, somente ficaram saudades do nosso amor. Mas confesso para você, Soraia: Como machuca, incomoda e me doe essa saudade!
    Portanto, você que dispõe da comunicação, continua fazendo soar, o quanto é traiçoeira essa doença. É muito importante detectá-la a tempo e tratá-la de imediato. Esse o melhor remédio que a medicina dispõe.
    Com augúrios de êxitos continuados.
    Recebe o respeito e um grande abraço do Nelcí

    ResponderExcluir
  5. Todas as vezes que atendo as pacientes,pergunto se faz preventivo Ginecologico regularmente, respondem que por ser viuva não faz, por ser virgem não faz, por não ter relaçaõ sexual não faz....
    Explico que até freiras podem ter cancer, pois Cancer não respeita estado civil...elas fazem caras de expanto... Ahhhhhh...
    Sabemos que após 60 anos, cada 8 mulheres 1 tem CA e para homens é mesma %, com a idade aumenta %.
    Só falta fazer campanha por obrigação que nem a eleição, afinal quem paga a conta somos nos mesmos tanto o tratamento de CA e a eleição.

    ResponderExcluir
  6. O papel da imprensa é informar. Mas o papel do Estado é ir além da informação pura. É educar para a vida. E dentro deste processo está a dissolução do preconceito que deve ser feito desde a tenra idade.
    Estes dois tipos de cânceres MATAM em demasia. Além de todo sofrimento para amigos, parentes e pacientes, gera um custo para o Estado de grandes proporções. Por isso o tema não deve ser tratado somente com campanhas. Estas campanhas devem ser durante todo ano, intensa.
    A mulher encontra-se em uma situação mais difícil, pois o homem submete-se ao toque e dosa o PSA. Tranquilo!!! Mas a mulher para fazer uma MAMOGRAFIA pelo SUS é muito difícil. Quantos aparelhos de mamografia estão distribuidos pelo Brasil???
    Ai no Paraná pode até existir fartura de exames para a população, mas e aqui na Bahia????
    Aqui, se a mulher descobrir um nódulo no auto exame, terá que tirar comida da boca dos filhos para pagar a mamografia.

    Um Grande Abraço

    Blog de Um Brasileiro

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!