sexta-feira, 3 de abril de 2009

Comércio de Cascavel não abrirá aos domingos

Os empresários de Cascavel, através de uma assembleia geral extraordinária realizada ontem à noite pelo Sindilojistas (Sindicato dos Lojistas de Cascavel e Região) decidiram pelo fechamento do comércio aos domingos na cidade. Os votos contra o atendimento aos domingos totalizaram 96,4%, sendo 194 votantes. Apenas sete votaram a favor. A possibilidade da abertura das lojas aos domingos tem rendido boas discussões nos mais variados segmentos da sociedade ensejando polêmica onde quer que seja abordada. Resta saber se a decisão de ontem foi a mais acertada - e isso o tempo se encarrega de responder.

17 comentários:

  1. Senhores empresários de Cascavel, Vossas Senhorias estão me ensinando uma lição muito valiosa: quando o País está em crise, o negócio é amarrar o burro na sombra e NÃO TRABALHAR. Eu tenho certeza absoluta de que os senhores já são ricos o bastante e não precisam mais de ganhar dinheiro. Uma coisa é certa: se tiver de circular pelo Oeste do Paraná, não será em Cascavel que vou parar para fazer comprar, porque os senhores não precisam mais de dinheiro. Votos de que a picanha do domingo esteja no ponto, senhores!

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Emenda: onde se lê "fazer comprar", leia-se "fazer compras".

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  3. Talvez o objetivo seja gerar demanda para a construção de novo shopping na cidade, digo, na província.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, este é o site mantido por uma senhora de respeito. Mas, pelo visto esta é uma palavra de que V. Sa. não conhece.
    Não vou descer de minha posição para responder da forma que V. Sa. merece.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  5. Zé Do Coco...

    Não se indigne tanto com tamanha grosseria. Essa pessoa que escreveu o que escreveu, não merece resposta mesmo. Ademais, ele não deve ser cascavelense. Deve ser um desses babacas mercenários que encampou aqui em Cascavel, edificou seu comércio, ganha dinheiro às nossas custas (minha/cascavelense), mas quanto à educação, bons costumes respeito e capacidade de debate; desconhece. Pessoas como essa que usam um blog sério e respeituoso como esse para escrever esse tipo de coisa, merece ser banido dessa cidade. não merece ser cidadão...Merece sim uma aula de boas maneiras e de como se debate o tema como pessoa civilizada. Aliás, discutir como, se ele se esconde atrás do próprio nome? Quem sabe ainda ele não seja um filhinho de papai que ganha mesada ou ganhou o que tem de herança e não sabe o significado da palavra trabalho? Quem sabe?

    Marlene C. Linares - Advogada - "cascavelense".

    ResponderExcluir
  6. Dra. Marlene, tenho o maior carinho e respeito ao povo de Cascavel, onde tive o prazer de sempre contar com a melhor acolhida que se pode dispensar a qualquer vivente. Torço sempre pelo melhor para a cidade onde tenho um grande número de amigos, inclusive a dona do blog, essa musa inspiradora que nos brinda sempre com seus inteligentes comentários e nos abre espaço para trocarmos ideias.
    Aliás, não por outro motivo, só me incomodo com o linguajar chulo quando uma pessoa está sempre pensando que aqui é a cocheira onde ele fixa residência.
    Aceite meus protestos de consideração e estima.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  7. Postagens que desrespeitem os participantes serão deletadas, a exemplo do post removido com conteúdo ofensivo. O objetivo é debater acerca dos temas publicados e não fazer do blog uma trincheira de ofensas e palavras vazias. A partir de hoje, os comentários serão moderados para que situações como esta não se repitam.

    ResponderExcluir
  8. Faz bem em moderar, Soraia apesar de ser sempre a favor da expressão livre de pensamento mas muitas pessoas não ENTENDEM ou CONSEGUEM DISCERNIR o que significa isto. COnsidero que a abertura do comércio no domingo deveria ser de livre escolha do comerciante. Quer abrir, trabalhar, dando aos funcionários oportunidade de revezarem-se nas datas e assim ganhar um pouco mais, ótimo! Pelo visto, teremos que continuar comprando no shopping.......

    Professora Silvia - Cascavel

    ResponderExcluir
  9. Soraia, faz bem em aplicar o moderador. Respeito é bom e a gente gosta. Assim como respeitamos e gostamos de você.
    E não se amofine por ser forçada a moderar, você oferece espaço para pessoas civilizadas debaterem temas sem fulanizar nem despejar lixo.
    Parabéns!

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  10. Tenho que concluir 2 coisas:

    1º. Cascavel é uma cidade diferente do mundo inteiro, pensei em comparar com cidades grandes em evolução, mas é um retrocesso o que acontece em Cascavel. Em todas as cidades grandes, domingo é o dia com maior movimento no COMERCIO, mas em C34ascavel tem que deixar de trabalhar para dedicar a familia,quer dizer que outros 6 dias não precisam, pensei que a dedicação a familia deve ser 7 dias e 24 horas por dia.Digo isso porque quem levantou a bandeira de fechar comercio aos domingos, foi um vereador que não foi eleito (nem lembro mais quem foi,mas bem feito hehehe).
    2º.é mais para Zé do coco, Zé infelizmente os votos tem mesmo valor, vou citar um exemplo: um medico recem formado ao atender um paciente, como não sabe direito, ele pede monte de exames, ao verificar os resultados, continua não entendendo, manda para outro colega, outro medico com maior experiencia atende e já resolve a necessidade do paciente com o tratamento correto, nos dois casos recebem mesmo salario.Portanto votação sobre Abertura ou não do comercio, devia ter pesos pela importancia... hehehehe
    OBS: Zé do coco, vamos sugerir para fechar os restuarantes na hora de almoço para dar descanso aos funcionários?

    SS fica fria, você tem nosso maior apoio e continua firme no que faz.
    Soraia, a futura Senadora do Paraná.

    ResponderExcluir
  11. DOUTORA Hi, não se atreva a propor uma barbaridade dessas! he he he Como é que vou fazer para comer aquela comidinha especial regada a bom vinho e com acompanhamento de carne muito bem preparada que alguns restaurantes daí servem?
    Mas, concordo que realmente essa história de fechar comércio aos domingos é o fim da picada. Enfim, cada comerciante deve saber onde lhe dói o calo ou em que dedão está a unha encravada.
    Quanto à Soraia, eu a quero primeiro como prefeita de Cascavel. DEPOIS, bem depois, se ela
    botar em prática todas aquelas ideias sobre saúde, educação, cuidados com os idosos e crianças, aí vamos estudar se ela faz jus ao título de senadora.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  12. Zeé do coco, você está que nem tartaruga...
    Você está com a SS para prefeita e eu já estou com a SS como senadora.
    Você joga xadrez e tem que saber até 6ªpedra, eu já estou na 12ª hehehehehe

    ResponderExcluir
  13. Bom, euzinha faço compras aos domingos pela manhã, mas já que vai fechar aos domingos.
    Como trabalho desde 6:20 as 19 horas,devo fazer as compras do mercado a noite, ficando a merce dos assaltantes, e as coisas que não há no mercado...devo ir para outras cidades que abrem comercio no domingo.
    Adere ou cai fora!!!! Eita nois caipira

    ResponderExcluir
  14. Tá certo! Quem reclama do comércio fechado aos domingos é porque não corre o risco de trabalhar neles. Ou seja, donos, patrões, servidores. Bota eles pra acordar cedo e pelear no domingo todinho pra ver se vão gostar. Acaba-se aí tal problemática.

    ResponderExcluir
  15. Há varios caminhos para ir até São Paulo: pode ser de trem, busão pinga pinga, Cama Bus, carro caroça, cavalo, andando, avião,etc.
    Cada um escolhe o caminho, afinal somos roteirista de nossas vidas.
    Eu vou de avião...

    Cada um escolhe o lado que acha o melhor, seja empregado ou empregador...ah, para ser empregador precisa ter pedigre hehehehe

    ResponderExcluir
  16. Quem quer comprar em Cascavel aos domingos tá de sacanagem.
    Venham na semana, aproveitem o domingo para VIVER, ignorantes imundos do capitalismo, pessoas pelas quais jamais vou me espelhar, a VIDA é mais importante do que qualquer produto gerado a partir da fomentação da miseria, onde os empresarios pagam pouco, a riqueza se concentra apenas com eles mesmos e sobra trabalho ao coitado do desesperado do funcionario.
    Pessoas a favor da abertura devem fazer parte do coronealismo que impera ainda nesta cidade, onde alguns mandam e a maioria obedece...
    Pensem um pouquinho na VIDA, abominaveis senhores da miseria!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. rsr, vai voltar tudo como era antes. inocêntes ou...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!