sexta-feira, 3 de abril de 2009

Paraná em ação: delegacia vira escola em São Pedro do Iguaçu

Cerca de 40 crianças de cinco a sete anos são obrigadas a estudar, desde agosto do ano passado, em uma cadeia desativada no distrito rural de Luz Marina, em São Pedro do Iguaçu (oeste do Paraná). A sala de aula fica agora ao lado de uma cela, após a única escola da comunidade ser destruída por um vendaval. O que era para ser uma solução provisória se arrasta desde então. Só em abril será feita a licitação, pelo governo do Paraná, para a construção de uma nova escola para o distrito rural. Em agosto, após o vendaval, parte das 335 crianças do distrito de Luz Marina foi deslocada para uma salão paroquial. Outra parte foi assistir às aulas em um centro social. Já as 40 crianças do pré-primário e do primeiro ano do ensino fundamental foram abrigadas na delegacia desativada. "No início, as crianças ficavam assustadas, não queriam estudar na delegacia, pois ficavam constrangidas com as grades da única cela da antiga cadeia", diz Zorzi. Segundo ela, as professoras decoraram as grades da cela com cortinas para modificar o ambiente e acalmar os alunos. "Em termos gerais, essas crianças estão em melhor situação que aquelas que estudam no salão paroquial e no centro social, onde o ambiente é mais abafado. Mas de qualquer modo não é o ambiente ideal para o ensino", afirma a secretária. A antiga delegacia, que funcionava também como cadeia, é de madeira e possui infiltrações no forro, o que prejudica as aulas em dias de chuva. (Folha online) Leia mais
Mais uma situação vergonhosa e revoltante. Vi a matéria há dois dias na RIC TV, através da reportagem do colega Edivaldo Cândido e não acreditei que em 2009, pudesse me deparar com crianças PEDINDO por uma escola. A matéria fala por si, dispensando outros comentários. Mais uma prova de como necessitamos mudar a forma de governar o estado do Paraná.

3 comentários:

  1. Soraia, faz anos que as escolas públicas no Paraná andam abandonadas. ANOS, entendeu? Mudar eu sempre propugnei, sempre alertei autoridades. Mas, o que é, para esses inimigos do povo, a voz de um cidadão apenas? O que eles querem, esperam e acreditam, com a maior cara-de-pau, é que as pessoas vão continuar a votar neles, para continuar o festival de sinecuras e compadrios em que se tornou nosso Estado.
    Pelo menos uns 2 anos atrás iniciei entre meus amigos essa cruzada para trazer de volta Álvaro Dias para governar nosso Estado que, já fiz questão de dizer aqui, colocou-o, quando foi governador, como um dos Estados da Federação com melhores índices de aprovação em vestibulares e com professores bem remunerados.
    Manipulados por gente estranha aos interesses do Paraná, eu me lembro muito bem disso, trouxeram piqueteiros profissionais de outras regiões do País para incomodar-nos com suas manifestações violentas. Hoje os próprios professores estão pagando, sentindo na pele, o que é ser desprezados pelo governador e as comunidades sendo diuturnamente incomodadas pela falta de segurança e até de locais decentes para seus filhos estudarem.
    Enquanto isso suas insolências os deputados perdem o tempo na Assembléia e nos engrupem com seu papo furado, certamente muito satisfeitos com suas mordomias que, anotem aí, suas insolências!, vão acabar.
    Povo do Paraná, vamos acabar com essa farra com o dinheiro dos impostos, vamos devolver Álvaro Dias ao Palácio do Governo, para que ele nos ajude a limpar a casa.

    José Rodrigues Filho

    ResponderExcluir
  2. Eu sei bem o que é conviver com um governo que não atende aos professores nem nos valoriza como EDUCADORES. Somos tratados meramente como funcionários públicos que cumprem com sua obrigação e não têm qualquer importância ou influência na FORMAÇÃO de uma geração. Estou farta disso. Daqui a alguns anos irei me aposentar e terei que continuar com minhas atividades extras, caso contrário morro de fome e não conseguirei possibilitar aos meus filhos a formação acadêmica que eles merecem tanto quanto os alunos que passaram por mim. Que o Alvaro Dias volte e dignifique a classe dos professores e da educação no estado.

    Professora SIlvia

    ResponderExcluir
  3. Ouvi esta semana sua revolta no rádio e confesso que fiquei muito p da vida com a situação Soraia. Queria ver a matéria na tv mas não consegui acessar no site da ric. Isso é pra aprenderem a votar no requiao! A gente tá caminhando pra tras, socorro quero pegar outro trem!

    Fernanda/Centro

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!