segunda-feira, 13 de abril de 2009

Plano CoLLor - O Retorno?

O governo está disposto a tributar o rendimento da poupança para grandes aplicadores e "diluir" a TR (Taxa Referencial) para reduzir os ganhos da caderneta, que começam a ficar mais interessantes do que o dos fundos de investimento. O limite estudado para iniciar a tributação é de R$ 100 mil, mas o valor sofre oposição dentro do próprio governo e poderá ser elevado. A mudança deve sair por meio de medida provisória nos próximos dias. O governo, no entanto, teme que ela seja barrada no Congresso, como aconteceu com a CPMF. Se for confirmada, será a primeira intervenção na caderneta desde o confisco da poupança promovido pelo Plano Collor, em março de 1990. (Folha online) Leia mais

2 comentários:

  1. Bem lembrado, Soraia. Convém não esquecer que desde o início do seu primeiro mandato, essa corja do PT apenas fez copiar tudo o que Fernando Henrique Cardoso criou, apenas mudando o rótulo.
    E agora está em vias de fazer contra a poupança exatamente o que mais condenou e criticou no governo Collor.
    Meu avô, velho imigrante lá do Veneto, Italia, sempre dizia para mim: há pessoas que não têm sequer a dignidade de cumprir a palavra empenhada. Até parece que ele antevia a chegada, décadas depois, de um retirante que se notabilizou por nunca cumprir a palavra, nem mesmo quando ocupou a presidência da República.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. So, nem vou tanto pelo caminho mais ácido do Rodrigues, mas basta dizer que o governo pensa em mexer na poupança por pura incompetência: quando a economia brasileira navegava em mares com céu de brigadeiro, o tamanho conservadorismo desse governo fez com que amargássemos pífios 3, 4% de crescimento anual... agora que "estamos numa marolinha", já que os fundos de investimentos de verdade estão perdendo a liquidez, ao invés de agir para reaquecê-los, não: vai justamente azedar a parte do bolo que, apesar de rala, é boa.

    Esse governo investe horrores em melhorias relativas... melhora 10% em algo e piora 10% nas coisas que circundam esse algo: em termos relativos, o "algo" está 20% acima do "resto do algo". E assim caminha a humanidade! :)

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!