sábado, 6 de novembro de 2010

Companheiros, pero no mucho

O PT deu largada a uma disputa interna para a divisão de espaços no governo Dilma.
Diferentemente dos oito anos da gestão Lula, que escolheu sua equipe baseado no critério da proximidade, agora as correntes internas do partido pretendem ter mais influência.
A corrente majoritária do PT, a CNB (Construindo um novo Brasil), com cerca de 60% de espaço no diretório nacional, seguirá com a maior fatia da Esplanada. Lula pertence a essa ala, além do presidente do PT, José Eduardo Dutra, do ex-ministro José Dirceu e de atuais Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). (Coturno Noturno) Leia mais

3 comentários:

  1. Chiste, repassando:

    Dilma pretende centralizar tudo nela, até a Economia e isto me faz lembrar um filminho do passado não muito distante:

    O ex-ditador de Uganda, Id Amim Dada quando assumiu ao poder centralizou tudo nele e achava as soluções fáceis inclusive obrigava o responsável pelo Tesouro a emitir cédulas, sem lastro, para reforçar o caixa do país. Quem não obedecia suas ordens, era eliminado, corpo ia para geladeira para ser servido em banquetes: a antropofagia era pratica comum na tribo de Id Amim.

    ResponderExcluir
  2. Então...

    O fato de Dilma não pertencer a nenhuma corrente, facilita a chegada do partido até ela, e impossibilita uma eventual "centralização" por parte da mesma. Uma outra coisa a ser levada em consideração, é que a atual direção, onde a CNB(Zé Dirceu) tem maioria, estendeu o mandato da atual gestão para quatro anos; para que dessa forma Dilma possa realizar uma transição de governo mais "calma". O PED(processo de eleição direta) do partido que deveria ser no fim de 2011, será somente em 2013.

    Zé Dirceu e seu grupo(CNB), provavelmente perderão a maioria do Diretório Nacional na próxima disputa interna. Articulação de Esquerda, puxada por Lindberg Farias(Senador eleito pelo Rio de Janeiro), e a Mensagem, puxada por Tarso Genro(Governador eleito pelo Rio Grande do Sul)irão compor a maioria da Direção do Partido. Na disputa pela presidência em 2014, teremos uma direção renovada, e fortalecida.

    Não sei se para tristeza, ou alegria, dos oposicionistas, teremos nesse próximo mandato, certamente, um governo mais PETISTA.

    Quanto aos Ministérios, em 2012 a pasta dos Esportes estará com o EX-Cara Pintada, na cota da Articulação de Esquerda. Ele terá muito trabalho pela frente, com WORLD CUP, e Jogos Olímpicos se aproximando.

    No mais, "Blasé" pra oposição.

    ResponderExcluir
  3. Na entrevista de ontem Marília Gabriela deu a entender que a guerrilheira vai comandar o barco furado do qual o molusco pensa que é comandante. Por mim, podem se matar por causa do poder pois é só isso que a quadrilha do PT visa.

    Jota/CVEL

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!