quarta-feira, 1 de abril de 2009

Condições precárias comprometem aprendizado do Ceebeja

O CEEBEJA - Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos está há 25 anos em Cascavel; neste período trocou de nome mais não de estrutura. As condições são precárias, apenas 20 salas de aula para atender mais de 1.500 alunos. A situação do prédio impede que outros jovens possam ingressar no programa e concluir o ensino fundamental e médio. Para cobrar do estado uma nova estrutura, alunos e professores realizaram no dia 25 do mês passado uma carreata pelo centro da cidade e depois lotaram a câmara de vereadores na audiência pública indicada pelo professor e Vereador de Cascavel, Valdecir Nati. Os estudantes que chegaram com faixas e, bandeiras, tinham certeza do que buscavam. "Queremos uma sede própria, queremos uma sede própria". Segundo os alunos a estrutura do Ceebeja dificulta o ensino. E uma sede nova vai proporcionar mais conforto e aprendizado. Elza Negliati estuda no Ceebeja desde 2005 e torce para que um novo espaço seja conquistado "as salas são pequenas e temos dificuldades com as escadas e banheiro". Nos próximos dias a documentação será encaminhada para análise do governo do estado em Curitiba, na tentativa de ganhar uma nova estrutura para o Ceebeja de Cascavel. (Radio Integração Metropolitana)
Responsabilidade do Governo do Estado do PR. E quem corre agora atrás do prejuízo é o município. Convenhamos, voltar aos bancos escolares é algo penoso para adultos e até mesmo jovens que estão longe do convívio escolar há algum tempo. Considero o ato de retomar os estudos corajoso e meritório de incentivos e investimentos e não descaso como vem ocorrendo em Cascavel. Se o leitor fizer uma visitinha ao Ceebeja verá que algumas salas foram adaptadas de forma perigosa e antipedagógica para atender a demanda de alunos. É possível encontrar azulejos de banheiro nas mesmas e colunas de concreto que dificultam a visibilidade do aluno quanto ao quadro-negro. Até a tarde de hoje, segundo a secretaria do Ceebeja, o governo do estado não havia se pronunciado a respeito.

2 comentários:

  1. Qualquer municipio, qualquer estado, qualquer país, que renega às pessoas o direito aos estudos, à formação pessoal, está previamente falido. Não precisa esperar mais não, se os membros do governo do Paraná não tomar providências pode pegar a mochila e brincar de outra coisa, porque fracassaram numa necessidade básica que é garantida pela Constituição Federal.
    Sobre isso não aceito discutir com ninguém, pago impostos e exijo a aplicação dos impostos em benefício dos cidadãos.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Perdoem os erros gramaticais, mas viro bicho quando vejo esse tipo de coisa acontecendo com os direitos mais elementares de todo cidadão.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!