domingo, 12 de julho de 2009

Corte de recurso interrompe tratamentos na APAE

A intenção de ampliar os 5.570 atendimentos de saúde prestados todo mês pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cascavel foi adiada pelos governos federal e estadual. Eles foram responsáveis pelo corte de 15% do valor repassado à entidade em todo o território nacional. O recurso foi minguado em março e obrigou a Apae de Cascavel a interromper 870 tratamentos. Um documento foi entregue em mãos pela Federação Paranaensedas Apaes ao ministro da Saúde, Jorge Gomes Temporão, em repúdio à redução. Segundo a responsável pelo setor de Saúde da Apae, Sônia Barreto, a espera é maior na fisioterapia que, antes do desconto, deixava de atender 120 pessoas. Um documento enviado pela Secretaria Estadual de Saúde esclareceu à direção da Apae os motivos do corte. De acordo com o ofício, até o ano passado todas as entidades que prestavam atendimento na área de reabilitação mental e autismo eram custeadas apenas pelo Ministério da Saúde, por meio do Faec (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação). A Portaria 2.867, de novembro do ano passado, assinada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dividiu a despesa com todas as Secretarias Estaduais de Saúde do País e reduziu o repasse pelo Faec em 30%. A intenção é reorganizar o custeio dos serviços de média e alta complexidades. Metade do prejuízo foi transferida às Apaes. (Jornal Hoje)

2 comentários:

  1. Pessoas com problemas tratados na APAE são a minoria da população. Seus votos e de seus familiares não farão muita diferença .

    Saúde... zero!!!

    ResponderExcluir
  2. Basta fornecer aos seus leitores, Soraia, os nomes dos responsáveis diretos pelos cortes sofridos e não deixar que esqueçam esses nomes nas próximas eleições.
    Para usar um termo que Marco Maciel sempre usava, precisamios, neste caso, FULANIZAR a proeza. Temos de ter NOMES. E sempre há nomes.

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!