domingo, 12 de julho de 2009

Crise financeira agrava situação do tráfico humano internacional

Em abril deste ano aqui no blog comentamos a respeito do tráfico humano (Boa Páscoa mas... E quanto ao tráfico de Mulheres e Crianças?)... Enquanto nosso presidente alardeia por aí que não vê crise no país, os jornalistas Guilherme Balza e Thiago Scarelli mostram aos brasileiros o mapa do tráfico humano internacional, demonstrando também como pode se tornar mais grave diante da crise mundial.

"Mais pessoas estão desempregadas, mais pessoas estão sujeitas a situação de pobreza crônica, mais pessoas estão vulneráveis às promessas sedutoras de uma vida melhor em outro lugar - onde serão sequestradas, escravizadas e violadas. Esse é o funcionamento clássico da indústria do tráfico humano, que ganhou fôlego renovado com o agravamento da crise financeira mundial, segundo denuncia um recente relatório da chancelaria dos Estados Unidos.

"À medida que a crise financeira em curso desempenha crescente papel entre os migrantes do mundo - que frequentemente arriscam tudo pela magra esperança de um futuro melhor para suas famílias - também frequentemente são enganados por traficantes que exploram seu desespero", destaca a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, no relatório "Trafficking in Persons", publicado em junho. Tais condições agravam o quadro global de fluxo migratório, cujas principais características e tendências são mostradas no infográfico abaixo, construído a partir de levantamentos feitos nos últimos dez anos.

O combate ao tráfico humano, no entanto, é uma tarefa que passa por diversos complicadores. Por um lado, é uma atividade que movimenta muito dinheiro, com um lucro anual global estimado em mais de US$ 31 bilhões, e que conta com uma rede de corrupção entre funcionários estatais. Ao mesmo, atinge com mais força as fatias menos protegias da sociedade e conta com a conivência silenciosa do preconceito". (UOL Notícias) Ler mais

Um comentário:

  1. Há anos que venho denunciando esse tráfico nefando. Muito antes de ter acesso à Internet. E um dos países mais profundamente envolvidos nisso é a Espanha, seguida pela Italia e pelos países escandinavos.
    No caso específico da Espanha, trata-se de um dos países mais importantes como "entreposto" para os demais da comunidade européia e Oriente Médio.

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!