sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mulher morre com suspeita de gripe A em Cascavel

Uma secretária de uma clínica de ginecologia em Cascavel morreu nesta madrugada (31). Segundo familiares ela teria ido ao PAC na sexta-feira (24) à noite com febre alta, e orientada a voltar para casa pelo médico, pois se tratava apenas de uma gripe normal. Porém, durante a madrugada ela começou a vomitar sangue, sendo internada às pressas no Hospital Nossa Senhora Salete. Inicialmente foi feito um raio-X do pulmão, que apresentou uma pequena mancha, e no segundo exame constatou-se uma evolução desta mancha. Ela permaneceu internada na UTI do hospital mas não resistiu e morreu hoje (31). (CGN)

11 comentários:

  1. Cadeia para o médico e para a autoridade responsável pelo posto de atendimento. É da prefeitura? Então...

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Na clinica, os pacientes, os acompanhantes e os funcionários usam máscaras com orientação de higiene há mais de um mes.
    Eu uso mascara, alias 2 mascaras (uma interna que troco cada 2 horas e outra duravel,a propria)...hoje fui na rua fazer umas comprinhas de mascaras e me senti uma ET, eu era unica de mascaras, ainda pessoal me olhavam com risinhos de gozação por eu estar usando mascaras...

    ResponderExcluir
  3. Minhas mãos estão descascando de tanto lavar e passar alcool,faz parte de prevenção.
    Estou "ridicula de mascara" na rua com mãos asperas que nem BOMBRIL zero, mas estou prevenida contra gripe suino, pois eu me amoooooo e muito.

    ResponderExcluir
  4. Bom, pela manhã me senti uma ET usando mascara na rua.
    A tarde fui no shopping, supermercado e paraguaizinho, mesma coisa...eu era unica ET de mascara.
    As pessoas que cruzavam comigo riam ou faziam caras de nojo desviando como se eu tivesse uma doença transmissivel.
    Toim toim toim...
    Sem problemas, estou discursando aos que interessam que deve lavar as mãos, lavar as mãos e lavar as mãos...como andorinha numa floresta, não resolvo mas faço a minha parte.com.br.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente Hi, a ignorância e a famosa "certeza" de que "Não vai acontecer comigo" ainda imperam entre as pessoas. Você está certíssima. Fui ao salão da Carminha ontem e TODOS estavam usando máscaras e utilizando o álcool em gel logo na entrada do estabelecimento. Já passou da hora das pessoas MUDAREM seus hábitos já que não podemos contar integralmente com nosso sistema de saúde e governantes. Números e estatísticas corretos? Será? Quantas mortes aconteceram? Quantos recuperaram-se? E o povo da periferia, que não tem dinheiro para comprar máscaras, como é que fica? Estão sendo distribuídos nos terminais e rodoviárias? É sério. Diria, estado de calamidade pública. Quem duvida, que tente nos convencer do contrário.

    ResponderExcluir
  6. Deu no Jornal Nacional: No Rio de Janeiro, uma médica foi presa por descumprir uma ordem judicial. A determinação do Juiz era que ela encontrasse um leito de UTI em duas horas para uma paciente. A médica não encontrou nenhum leito na rede pública, uma vez que a UTI tinha que ser para uma doença específica, portanto, adequado a àquele caso. A médica não encontrou em 2 horas e foi presa pelo CRIME DE DESOBEDIÊNCIA. E aí ouvi um advogado falar que a setença foi mal feita, pois o juiz deveria decidir também que se nao encontrasse o leito na rede púbica, que a paciente fosse encaminhada para um leito da rede privada e já que a família era sem condições financeiras, o Estado era obrigado a arcar com as despesas. Realmente. Pois é, uma médica é presa por não ter encontrado um leito em duas horas...É o Brasil!!!
    Diante da narrativa eu me pergunto: Onde está o Ministério Público que deveria se manifestar em prol da sociedade num estado como esse que estamos vivendo? O vírus está aí. As pessoas riem (como disse a Dra. hi), os clubes de baile, uns fecharam, noutros terão baile mesmo assim...e os shoppings, cinemas? As aglomerações irão continuar? Quanto pouco caso! Quantas pessoas terão ainda que morrer para que o Estado, comece a fornecer medicamento, máscaras, e alcool para as mãos? É engraçado como que uma lei para fechar o comércio aos domingos para POUPAR os empregados é aprovada tão rapidamente, e; que uma liminar seja concedida em tempo recorde para esse mesmo ato; e não se consiga fazer quase nada em prol da vida. O medicamento que o Estado comprou, é para ser fornecido tão somente às mulheres grávidas e para quem já tem a comprovação da doença. Todos estão perguntando por que não tomar de forma preventiva e o Estado responde: Porque a verba para a compra do medicamente não é suficiente. E eu pergunto de novo: Onde está o MP (Ministério Público que não obriga o Estado cumprir a determinação da CF (constituição Federal)? SAÚDE. Se mais alguém vier a precisar de leito, será que irão mandar prender mais algum médico?
    MINHA INDIGNAÇÃO.

    Dra. Marlene Cherpinscki Linares (Advogada)

    ResponderExcluir
  7. Pois é Dra. Marlene, um leito não é apenas uma estrutura fisica composto por uma cama com colchão, tem que ter toda estrutura fisica e humana que envelove para atender a necessidade.
    Já trabalhei no central de leitos por 1 ano, gostava e me sentia bem em resolver " problemas", mas desiste, talvez maior motivo foi que fiquei com medo de ser PRESA tambem por não arrumar um leito para um paciente que fosse necessitar, isso foi há 2 anos...ufa.
    Já que não temos os leitos suficientes, então que façamos prevenção, a prevenção começa com a EDUCAÇÃO que deve iniciar dentro da casa.
    Nunca é tarde para começar.
    Dra. Marlene, na clinica 20 % dos pacientes que são portadores de Insuf. Renal Crônica, eram analfabetos, há 1 ano junto com NRE iniciamos alfabetização enquanto estavam sendo submetido as sessões de hemodialise, tem que ver a felicidade e a satisfação deles...com certeza os filhos e netos deles não serão analfabetos e devem diminuir a % de doença renal na familia.

    ResponderExcluir
  8. Dra. Hi

    Concordo com você, a prevenção e a educação deveriam ser o princípio de tudo. Já está mais que comprovado que prevenir, tem menos custo ao Estado. Se as informações, o alerta ou o alarme tivesse sido feito em tempo hábil, com certeza não teríamos chegado a esse caos da GRIPE. Mas com todo mundo que eu falava, todos, absolutamente todos repetiam: "NÃO. NÓS NÃO PODEMOS ALARMAR A POPULAÇÃO". Ouvi isso inúmeras vezes. Mas como não alarmar, eu respondia. Tinha que ter alarmado sim. Infelizmente só vemos a gravidade da coisa, quando a água já está batendo na... O que na maioria das vezes é demasiado tarde. É o que está ocorrendo agora. Você acha que precisavam ter suspendido aulas, bailes, cinemas, aglomerações...? Lógico que não. Agora estou eu aqui reclusa, sem poder sair, trabalhar, me divertir...VIVER...porque sou uma potencial portadora do INFLUENZA A H1N1, por estar gripada e com todos os sintomas da "maldita". Quem vai me ressarcir por eu ter perdido minhas audiências, aula de Doutorado em Curitiba e tantas outras atividades? Quem seria PRESO se caso eu não tivesse plano de saúde para ser atendida numa boa clínica particular? Quantas horas eu ficaria na espera ou na sorte de ser atendida no mesmo dia pela rede pública, com febre alta, dor de garganta, tosse e dor no corpo? E aqueles que não queriam e ainda não querem alarmar a população, nada acontecerá a eles? Pois é Dra. Hi, eu como suposta vítima do vírus e como advogada que sou, me sinto de mãos atadas. Nada posso fazer em favor de mim mesma. Sabe porquê? Por que, normalmente nessa hora não se encontra os culpados. Todos somos culpados pela nossa inércia, mas dificilmente assumiremos o papel de verdadeiros cidadãos e portanto também com parcela de culpa. Todos devemos fazer a nossa parte. Eu também comprei álcool gel e lavo a mão a cada 10 minutos(isso antes de ficar gripada). Uso máscara em casa, na rua...em qualquer lugar que eu vá. Não estendo a mão e nem beijo ninguém. (A que ponto chegamos!). PIOR QUE A FRIEZA DA INERNET, onde pessoas já não se visitam mais, não se tocam mais...somente o vírus Influenza para distanciar ainda mais os seres humanos uns dos outros. Mas, ainda pior que isso tudo Doutora, é que ainda tem pessoas que riem da situação, fazendo do problema menor do que é. Isso sim é de rir. Rir de pena de pessoas assim.

    Mas como disse doutora, nunca é tarde para recomeçar. Parabéns pelo nobre e aplaudido trabalho que vocês desenvolvem na clínica junto ao NRE. Se precisar de uma voluntária, estou à disposição, sempre encontro um tempinho para esses projetos. Estou aplaudindo de pé você e toda a sua equipe. Esse projeto é merecedor de maior divulgação. PARABÉNS Doutora.

    Dra. Marlene Cherpinscki Linares.

    ResponderExcluir
  9. Que coisa... nem o virus da AIDS isolou tanto as pessoas...
    Bom, Soraia, nós aqui, muito antes desse "alarmismo" tão condenado pelas "otoridades" bananicultoras, já vínhamos alertando aqui que essa gripe MATA. E aí aparece um ministro dizendo que a gripe comum matou muito mais gente. O que é uma falácia, mas quem neste País tem ousadia bastante para contradizer o que um médico e ministro da Saúde diz, não é mesmo? Por que esse ministro temporão não alertava antes a respeito da tal gripe comum que tem matado milhares? Por que o ministério dele nunca fez campanhas sobre cuidados quanto à tal gripe "comum"?

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. Tio Zé, AIDS tem meio de transmissão proprio e H1N1 tem o dele,capito?
    AIDS fora "acidentalmente" só adquire quem "quer" e H1N1 não temos escolhas.
    Tinhamos uma jornada cientifica com palestrante de fora e tudo organizada, mas suspendemos, pois ia ser num anfiteatro com mais de 80 pessoas da área de saúde.
    Espero que o frio acabe logo para diminuir a propagação.
    Abram as janelas, as portas, lavar as mãos, lavar as mãos,use e alcool para passar nas mãos e não é para beber !!!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite pessoal! eu sou uma estudante de um dos colégios que possuem cursinhos em Cascavel, e estou indignada com a tal situação, sim, estou preocupada com a questão do vestibular que já vem chegando, mas antes de tudo temos que pensar em nós mesmos, em nossa saude que proporciona a nós a vida. A situação está assustadora e as autoridades vem dizendo que as aulas e outros fatores de proteção a nos mesmos é um exagero, mas agora eu me pergunto, porque antes de falarem nao vao fazer uma supervisão nos colégios, nos bares, casas noturnas?, enfim, deveriam parar o que tem necessidade, ou seja onde se encontra lugares fechados com grandes aglomerações até a situação melhorar e se estabilizar, mas na verdade, não estou aqui só para citicar e sim para apresentar minha indignação com a situação, o cursinho que faço na cidade que moro (Cascavel) é o melhor, mas por outro lado é uma vergonha, e estou aqui para denunciar anônimamente a situação do cursinho que faço, pois lá as salas são realmente muito cheias, com portas fechadas durante a aula toda, e ainda mais, o pior de tudo, lá nao existe se quer uma janela nas salas, ou seja, um lugar pequeno, com alunos mais do que se deveria ter e sem uma janela para o ar circular, então estou aqui para dizer e espero que autoridades vejam isto, que estou preocupada, pois na minha sala nao tem circulação de ar, e sö um ar-condicionado ligado a aula inteira, com pessoas sem máascaras alguma, o colégio não está fornecendo álcool gel, esta realmente uma vergonha e chamo mais uma vez a ATENÇÃO para este fator, espero que autoridades leiam meu texto, e façam algo, pois minhas aulas voltam na próxima segunda, com tudo fechado e sem circulação alguma, e gostaria que soubessem que isto não é preguiça de voltar as aulas, até porque no final do ano vou concorrer ao vestibular de medicina, mas antes dele, coloco minha vida em primeiro lugar.
    Obrigada, e espero que autoridades vejam isto, e façam algo, para os alunos de meu cursinho e eu não sermos contagiados, afinal, falam que precisamos de janelas abertas para circulação, máscaras, álcool gel, mas nada disso temos. Espero resposta.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!