quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sistema tributário brasileiro é mais "pesado" para os mais pobres

O sistema de impostos do Brasil tributa mais os contribuintes que têm níveis mais baixos de renda, afirma relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na terça-feira (30). A análise, que tem como base o Sistema de Contas Nacionais do IBGE, estima que famílias com renda de até dois salários mínimos tenham destinado em 2008 até 54% da renda ao pagamento de impostos; famílias com renda acima de 30 salários-mínimos, cerca de 29%. (Gazeta do Povo) Leia mais

7 comentários:

  1. Então vamos entender matematicamente:
    1. ganhando ate 2 salarios=(465x2)x 54% = R$502
    2. ganhando mais de 30 salarios=(465x30)x29%= R$4045.

    Penso que todos tem habitos fisiologicos normais... matematicamente quem ganha mais paga mais,portanto os que ganham "pagam" mais em %, pois na ponta do lápis quem ganha mais estão pagando muito mais, apesar de ocupar mesmo espaço na V.Lactea.
    Quem merece ou não merece, quem paga mais ou não...tudo é ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. Quem não tem condição usa dentadura
    ou
    Faz implante que custa uma fortuna
    ou
    Com boa educação, cuida dos dentes e não gasta com implante e nem com dentadura...é bem mais barato

    Dinheiro gasto com educação, é investimento na certa, que faz diminuir imposto, com boa e honesta aplicação...
    Euzinha continuo sendo uma sonhadora...

    ResponderExcluir
  3. O raciocínio é bastante simples. Quem mais ganha, proporcionalmente paga MENOS imposto de renda, basta conferir as tabelas da Receita Federal.
    Além do que, está no Novo Testamento isso, é coisa do tempo do onça. Leiam a parábola dos talentos e verão a análise final da parábola, pelo próprio autor: Quem tem, mais lhe será dado. Quem não tem, até o pouco que tem lhe será tirado.
    Quando alguém tem reservas financeiras de 10 milhões de reais, por exemplo, vai ter uma preocupação: contar as moedinhas, porque os juros do investimento incidem sobre juros e mais capital, é cumulativo. Depois de atingir um patamar de reservas financeiras, só há ganhos e cada vez maiores.
    Já quem ganha salário mínimo não tem como ganhar nada em cima disso. Vai gastar tudo e ainda dever algo para o mês que vem.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Chiste, diz:

    Quando o dinheiro é minguado, contadinho, qualquer quirelinha é uma petita. 10 reais no bolso num é nada quando se tem muito e é muito para quem não tem nada.

    ResponderExcluir
  5. Eu era analfabeta até 14 anos, quando estudei para ter minha vida melhor no futuro, trabalhei de "empregada domestica" no pensão onde morava, enfim fiz o que pudia e não ficava sentada esperando pagar menos que outros ou receber bolsas.
    Continuo achando que tem que pagar o mesmo valor absoluto, que nem cinema, busão,teatro, etc...
    Quem quer que vá atras do sonho é do objetivo.
    Não sou insensivel,eu sou é contra acomodados e reclamações indevidos.

    ResponderExcluir
  6. Dá pra notar que você é anti-lula, Hi. Pois o energúmeno supremo é a favor de dar bolsa de tudo quanto é tipo para toda espécie de vagabundo: bolsa-escola, bolsa-marmita, bolsa-assaltante, bolsa-mendigo.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Oi Tio Zé, sou contra tudo que é anti-ética e "esmolas".
    Um exemplo da região, uma vez um agricultor me contou que vai parar de plantar, pois se plantar necessita de mão de obra e ele era do tipo registrar tudo devidamente na carteira de trabalho, INSS, mas os trabalhadores não querem ser registrados para continuar ganhado bolsa familia,bolsa escola, etc. Após termino do serviço, eles entram com ação trabalhista contra ex-patrão...pode?
    Por isso Confucio dizia,deve ensinar a pescar e não dar peixe.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!