segunda-feira, 1 de junho de 2009

Câncer - Semana de Informação e Prevenção

Conversando com colegas de trabalho e colaboradores, conseguimos reunir um grupo interessante para falar sobre o câncer nesta semana, durante a programação do Tudo de Bom. Informações, relatos, depoimentos, palavras de otimismo e cuidado, estatísticas, formas de tratamento, etc, são ferramentas que devemos utilizar cotidianamente para alertar sobre a doença que tem vitimado mulheres, crianças e homens em todo o mundo. Em Cascavel, temos a UOPECCAN (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer), que é referência nacional não apenas no tratamento clínico mas também no amparo que oferta aos familiares dos pacientes. E por acreditar no poder da comunicação e na força de cada um somamos esforços para, modestamente, ampliar as informações e histórias colhidas previamente para serem divulgadas durante a semana. Meu abraço e agradecimento ao querido amigo Wilson Riedlinger, presidente do conselho fiscal da UOPECCAN e RP do complexo, aos profissionais, voluntários, pacientes e familiares que gentilmente nos atenderam, à tia Izailda - com seu depoimento forte e corajoso que relata exatamente o tamanho de sua fé e determinação - e aos jornalistas da rádio Integração Metropolitana que absorveram a importância do tema a ser divulgado. O câncer mata. Mas a informação pode fazer a diferença nesta estatística.
Um abraço!

2 comentários:

  1. Soraia, difícil dimensionar os reflexos de uma campanha tão bem montada como essa lá na Rádio. O serviço que você presta à população sobre os vários tópicos que leva ao seu programa não tem preço.
    Fico imaginando que você tivesse uma estação de rádio SUA, o quanto de benefício você não prestaria.
    Recompensas? Você as terá, disso não duvido.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. caro Rodrigues,

    Minha recompensa é ter a consciência tranquila, certa de que faço minha pequena parte. A falta de informação sobre prevenção e tratamento ainda é uma realidade em muitos locais do Paraná!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!