domingo, 21 de junho de 2009

Fome cresce e afeta mais de 1 bilhão

Na publicação de ontem (20) da Folha de São Paulo a informação da FAO (organismo da ONU para a agricultura e a alimentação) de que o número de pessoas que passam fome no mundo deve superar pela primeira vez a marca de 1 bilhão - quase 1 em cada 6 pessoas - é resultado da crise global que aumentou o desemprego e reduziu o poder de compra da população, especialmente das mais pobres. Os dados assinalam o fim de um período de quase 20 anos em que a proporção da população mundial subnutrida (consumo abaixo de 1.800 calorias/dia) vinha caindo, como resultado de ações contra a pobreza e do crescimento de economias como Índia, China e Brasil. Entre 2003 e 2005, o percentual de subnutridos no mundo era de 13%. Agora, o número deve ficar em torno de 16%, retornando ao nível de 1990-92. (Folha de São Paulo, 20/06/2009)

7 comentários:

  1. Olhe bem para essa foto aí, Soraia. Ela pode ser de qualquer lugar. Filipinas, Indonésia, Costa Rica, Venezuela, enfim, QUALQUER país.
    Mas, quando você viajar pelo BRASIL, verá isso também. Aqui em Curitiba mesmo. Em Pernambuco, a terra do imbecil-mor deste País. Aí em Cascavel também. O Brasil está inserido nessa estatística de horror a despeito dos relinchos que a cavalgadura suprema que comanda o País de lá do Planalto solta mundo afora.
    Não há estatística negativa em que o Brasil não leve pelo menos um centésimo lugar. Por isso, não vamos bater no peito, porque ao longo de décadas nada temos feito para melhor as condições do povo.
    A cavalgadura suprema prefere emprestar para o FMI, emprestar para a Venezuela, DOAR alimentos para a Venezuela e deixar o povo brasileiro carente.
    É o único presidente no mundo inteiro que criou um ministério de pesca que até hoje não pode ostentar galardão nenhum por isso, porque o povo continua sem poder comer peixe, onde o pescado continua sendo mais caro do que em muitas partes do mundo.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Onde se lê: "melhor as condições do povo", leia-se "MELHORAR as condições do povo".

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com dor no peito e na ponta do nariz...

    ResponderExcluir
  4. Tio Rodrigues, em Cascavel não há uma criança tão desnutrida assim...claro que há crianças famintas, mas nem tanto,aqui no interior, as pessoas são mais assistidas e não chega a esse nivel.
    1 x 0 para Cascavel.

    ResponderExcluir
  5. Hi, eu conheço Cascavel muito bem. Sei do que estou falando.
    Cascavel e o interiorzão todo. Não foi lá muito edificante o panorama que descortinei. E nem Curitiba, com toda a fama de cidade maquiada me enganou. Vá ao lixão da cidade, Hi.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Sim senhor...
    Conheço pouco Cascavel, afinal moro há mais de 25 anos intensamente.
    Sou anonima em algumas entidades, com certeza gasto muito mais que dizimo/mes coms as instituições, mas nunca vão achar meu nome ligado as entidades.
    Tio Zé,então preciso conhcer mais Cascavel para ver os semelhantes?
    Pode deixar que farei...uma hora devo encontrar, espero que não hehehehehe

    ResponderExcluir
  7. Hi, faço votos de que NÃO encontre ninguém desvalido. Faço mesmo, porque meu velho coração estremece de imaginar a situação de penúria de crianças e velhos. Espero que algo tenha mudado nos últimos meses aí. Aqui em Curitiba continua com rouge e batom. Dos mais vagabundos...

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!