quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Luta contra o câncer em Cascavel ganha reforços

Leitos da Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudo e Combate ao Câncer) serão inaugurados hoje em Cascavel. Está prevista, mas não confirmada, a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, às 19h, na solenidade. Outros oito deputados federais também estarão na Uopeccan. São 4 mil m² que passam a abrigar 60 quartos para internamento de pessoas que sofrem com a doença. Haverá ainda uma escola dentro da instituição para universitários que queiram fazer residência médica e pós-graduação em oncologia clínica e cirúrgica. Pelo menos cinco salas servirão para cirurgias. A estrutura será usada para transplantes de medula óssea. Pacientes antes eram encaminhados a Curitiba e São Paulo para fazer a cirurgia e agora não precisarão viajar para fazer o tratamento. O investimento na estrutura foi de R$ 8 milhões. (Jornal Hoje)
O trabalho realizado pela UOPECCAN é algo extraordinário. Constatei pessoalmente quando da realização de uma matéria para a TV, onde pude constatar o auxílio precioso de voluntários e profissionais da área da saúde no combate ao câncer e a estrutura que existe para abrigar e confortar as famílias dos doentes. Fico feliz em saber que tal trabalho prospera no sentido de aumentar, melhorar a estrutura existente, porém entristece-me saber que a doença de câncer ainda mata e flagela milhares de brasileiros todos os anos. Para que possamos prevenir tal mal, é importante não deixar de lado as consultas médicas e o cuidado diário com a saúde, ao menor sinal de perigo.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Por que a presença do ministro da saúde está "prevista, mas não confirmada"? Está muito ocupado distribuindo KY em algum congresso do PT?

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!