sábado, 14 de fevereiro de 2009

Suíça quer limpar imagem do país no episódio da brasileira agredida em Zurique

O Brasil é alvo de protestos por causa da suposta agressão contra a advogada Paula Oliveira, em Zurique. Depois que a polícia da Suíça emitiu laudo que desmente a gravidez da brasileira e coloca em dúvida sua versão, o consulado brasileiro na cidade suíça foi inundado por e-mails e fax de cidadãos suíços acusando autoridades, mídia e a sociedade de terem classificado o caso como ato de xenofobia. O pai da vítima, Paulo Oliveira, abandonou pela primeira vez as críticas à polícia e afirmou hoje que sua filha está "em grave estado psicológico". As autoridades suíças insistiram com o governo brasileiro de que "vão até o fim" nas investigações, enquanto os jornais suíços destacaram a suposta farsa. Mas, para o Itamaraty, a decisão de pressionar os suíços por uma resposta era o que tinha de ser feito. (Último Segundo com AE) Leia mais
Imagem - AE

3 comentários:

  1. "Lula deve pedir desculpas à Suíça, diz líder de partido - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve um pedido de desculpas à Suíça, disse ontem Yvan Perrin, vice-presidente do SVP (Partido do Povo Suíço). As iniciais da legenda ultranacionalista foram marcadas com objeto cortante na barriga e pernas da advogada Paula Oliveira, no que a polícia suíça acredita ser automutilação.

    "Me incomodou muito quando ouvi o presidente Lula, que não sabe nada do assunto, criticar a Suíça. Eu ficaria muito feliz se recebesse um pedido de desculpas, mas sei que na política é difícil pedir desculpas."

    Para Perrin, é "preocupante" que Lula tenha feito comentários sobre o caso "com base em telefonemas e fotos na internet". Na quinta, Lula disse que o governo não iria "ficar calado diante de tamanha violência contra uma brasileira no exterior". Um dia depois, diante dos exames que contradisseram a versão de Paula, ele recuou.

    O diretório do SVP em Zurique publicou comunicado defendendo que o país avalie a cassação do visto de permanência de Paula, caso fique comprovado que ela mentiu. Perrin discorda. "Essa moça já tem problemas demais e precisa de ajuda psicológica. Por mim, ela é bem-vinda a continuar no país, mas não sei se vai querer." - Folha online (15/02/09)

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u504223.shtml

    ResponderExcluir
  2. CHISTE, disse:

    Eu nada entendo de perícia mas o que me causa estranhesa são que as letras e os riscos serem simétricos e não apresentam profundidade e, para isso acontecer, a vítima tería que permanecer imóvel.

    ResponderExcluir
  3. A questão é bastante simples: se está provado sem sombra de dúvida que a Polícia Suíça agiu corretamente e fez as devidas averiguações e se ficou comprovado que a moça agiu movida por desequilibrio emocional ou coisa que o valha, sem ter havido o concurso de qualquer skinhead, então quem deve desculpas por tudo é a imprensa brasileira, com especial destaque para a Folha de S. Paulo e alguns de seus jornalistas, além do governo brasileiro que merece um atestado de incompetência e burrice (como sempre), induzindo inclusive o povo a se indispor contra o povo suíço, ainda assim eu penso que o governo suíço tem de promover um desagravo e reclamar contra o governo e a imprensa do Brasil pela demonstração de estupidez e má fé.
    Quanto à moça, seja extraditada e nunca mais possa pisar em solo suíço.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!