segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mochila com alças é opção menos nociva à saúde das crianças

Uma matéria da Folha online de hoje traz à tona a problemática do uso de mochilas no período escolar. Qual o modelo adequado para que a criança não sofra danos à sua saúde? Qual o peso limite que uma criança em idade pré-escolar pode suportar? A mochila de alças, tão condenada por profissionais da saúde e entendidos do assunto volta agora como redentora, colocando no paredão a top mochila de carrinho. Se você tem filhos, netos ou conhecidos em idade escolar, dê uma olhada na matéria de Chico Felitti. Leia aqui

3 comentários:

  1. A questão do peso,dimensões e formatos da mochila escolar é de RESPONSABILIDADE das escolas. ELAS é que têm de responder até criminalmente, se for o caso, pela forma como têm obrigado crianças a carregar pesadíssimas mochilas, já que na crua realidade não têm um planejamento didático sério. Levar para a escola material que não vai ser usado é prova cabal de que uma criança, para eles, é apenas uma distração que se interpõe ao desgastado modelo educacional brasileiro e a vontade deles de garantir seus salários, independente de qualidade didática. Independente inclusive de irem lá na escola dar aula ou ficar em casa.
    Eu não vi até hoje greve de professores pela melhoria do ensino público.
    A mochila do aluno é apenas um símbolo desse descaso até criminoso com a saúde mental e física de nossos filhos.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo...bom exatamente 48 anos, quando fui na escola pela primeira vez hehehehehe
    Levava uma mocila que continha livros de coreano, matematica, historia e geografia, um caderno,1 lapis e 1 borracha.
    os livros e cadernos eram de folhas de jornal, portanto eram leves, os livros herdei do meu irmão, depois minha irmã, que passei posteriormente para meus 2 irmãos. Os livros serviam para aprender, portanto nada de riscar, para escrever e rabiscar tinhamos cadernos. os livros eram padronizados no pais inteiro, portanto não havia diferença entre as escolas publicas ou particulares, muito menos tal de cursinho pré-vestibular.
    Por isso que eu não entendo Por que a mochila é enorme????
    Até mochilinha eu herdava dos meus irmãos...
    Moro no Brasil há mais de 40 anos e ainda não entendo...
    Uma hora aprendo ...será?

    ResponderExcluir
  3. Aprende, sim, Hi... A gente vive 100 anos e ñ vê tudo! Outro dado importante: segundo a ortopedista Sandra Melo Bianco, o peso da mochila nunca deve ultrapassar 10% do peso da criança e que ela deve aprender a usar sempre as duas alças ao mesmo tempo. A pergunta que ñ quer calar: será que os pais tem tempo de "ver" seus filhos com a mochila nas costas?

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!