segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O certo e o errado

Busque no site mundial de informações Wikipédia - ou em qualquer outro - pelo nome Ronald Biggs. Diante de seus olhos, irão aparecer as seguintes informações: "Ronald Arthur Biggs (Lambeth, Londres, 8 de agosto de 1929) é um ex-prisioneiro britânico mais conhecido por escapar da cadeia após sua participação secundária no roubo a um trem postal em 1963. Fugiu para o Brasil em 1970, permanecendo no país até retornar à Inglaterra em 2001." No domingo (09) o programa Fantástico da rede Globo exibiu uma matéria sobre o assaltante, que coloca em dúvida a atitude que temos que ter diante de pessoas que logram êxito ao enganar pessoas e se apossam do erário alheio. Como se o tempo suavizasse o ato criminoso ou apagasse a conduta ilegal. Temos diversos exemplos disso na política brasileira. Os parlamentares que são indiciados, julgados, condenados (ou não) têm seu status elevado ao de celebridade. Que equívoco, distorção ou visão torta mantemos sobre essas pessoas? Biggs está velho, hoje submete-se a uma cirurgia de alto risco mas representa o ladrão na história que conhecemos, e não o mocinho. Da mesma forma os engravatados que aparecem diariamente nos jornais e tv com fala limpa e sotaques envolventes tentando inverter a situação deflagrada por seus atos devem ser catalogados como o lado negro da força. Aquele que deve ser expurgado, extinto, banido. Não serve como exemplo nem referência. Teoricamente, é fácil. Basta deixar a ambição de lado e concentrar-se no que é certo e errado. Feita a escolha, é preciso conviver com ela e com o julgamento que a sociedade realiza alheia à vontade de quem quer que seja.

3 comentários:

  1. Ladrão é pouco! Não vamos esquecer que tem eleições ano que vem! É preciso lembrar de TUDO na hora de votar!

    ResponderExcluir
  2. Esse Ronald Biggs esbaldou por aqui com a parte do dinheiro que lhe coube, constituiu família e, já no fim da vida (e no fim da fortuna que havia roubado), foi estimulado pelos demais membros da quadrilha a voltar porque, devido à idade, ficaria bem pouco tempo numa cela e ainda aposentaria com uma quantia mensal razoável até morrer. Dito e feito. Só falta morrer agora...

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Chiste, repassando:

    Enquanto ficar passando as mãos na cabeça dos marginais e tentando uma saída “honrosa” para os escândalos, nada vai melhorar e tende somente a piorar em dimensões catastróficas.
    Para cargos considerados de confiança, principalmente aos que manipulam os cofres públicos, transparência é fundamental e acatar "IN DÚBIO PRO REO" é antiético e imoral. Foro privilegiado concedido aos políticos é uma licença para a delinquência.

    O tratamento aos corruptos não pode ser no “manto da impunidade”. Eles são como bactérias quando não combatidas corretamente voltam mais resistente.

    Medidas paliativas não resolvem, a dose tem que ser dada para exterminar evitando, no futuro, correr riscos que podiam ser evitados.
    Sem punição dos crimes, ou seja, não usando o antibiótico correto e na dosagem certa os malandros ops, digo, as bactérias tendem a se fortalecer.

    Corrupção é uma doença crônica, contagiosa e incurável: corruptos, são placentas que sobreviveram aos abortos da natureza.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!