segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"Pra ter coragem seguro a noite com o olhar"

Não sei se já comentei aqui no blog - que a princípio deveria ser um diário, mas é algo muito maior que isso, pois ele sepulta o significado da palavra egoísmo - mas sou inteira e irremediavelmente apaixonada por Manoel de Barros. O que ele faz com as palavras e o sentido que dá às suas construções é divinamente mágico e fico como criança, maravilhada, aplaudindo com o coração e os olhos cada trecho de poema conhecido. O primeiro contato que tive com esse mago da poesia foi através do livro infantil O Fazedor de Amanhecer, onde o poeta preconiza:

"Sou leso em tratagens com máquina.

Tenho desapetite para inventar coisas prestáveis.

Em toda a minha vida só engenhei

3 máquinas

Como sejam:

Uma pequena manivela para pegar no sono.

Um fazedor de amanhecer

para usamentos de poetas

E um platinado de mandioca para o

fordeco de meu irmão.

Cheguei de ganhar um prêmio das indústrias

automobilísticas pelo Platinado de Mandioca.

Fui aclamado de idiota pela maioria

das autoridades na entrega do prêmio.

Pelo que fiquei um tanto soberbo.

E a glória entronizou-se para sempre

em minha existência. "

Mas há mais, muito mais de onde saem borboletas, grilos, passarinho e o toque de Deus, através da mutilação da sintaxe e da transformação de verbos em substantivos... 'É de deitar os olhos e chorar águas que descem a tarde brincando', explicando no melhor estilo de Manoel de Barros. A plasticidade que ele dá à linguagem parece fazê-la humilde, quase pequena. E quando se vê, aquilo tudo se agiganta na alma do leitor.

Divido com vocês, suaves impressões da vida e da realidade descritos por um poeta inventor de sonhos...

O nome de um passarinho que vive no cisco é joão­ninguém. Ele parece com Bernardo.

Lagartixas têm odor verde.

Formiga é um ser tão pequeno que não agüenta nem neblina. Bernardo me ensinou: Para infantilizar formigas é só pingar um pouquinho de água no coração delas. Achei fácil.

Quem ama exerce Deus — a mãe disse. Uma açucena me ama. Uma açucena exerce Deus?

Eu queria crescer pra passarinho...

A voz de meu avô arfa. Estava com um livro debaixo dos olhos. Vô! o livro está de cabeça pra baixo. Estou deslendo.

As garças descem nos brejos que nem brisas. Todas as manhãs.

Um sapo feneceu 3 borboletas de uma vez atrás de casa. Ele fazia uma estultícia?

A mãe bateu no Mano Preto. Falou que eu não apanhava porque não dei motivo. Subi no pico do telhado para dar motivo. Aqui de cima do telhado a lua prateava. A mãe disse que aquilo não era motivo.

Sem chuvas, já reparei, as andorinhas perdem o poder de voar livres.

Choveu de noite até encostar em mim. O rio deve estar mais gordo. Escutei um perfume de sol nas águas.

As árvores me começam.

Uma violeta me pensou. Me encostei no azul de sua tarde.

Os patos prolongam meu olhar... Quando passam levando a tarde para longe eu acompanho...

Pensar que a gente cessa é íngreme. Minha alegria ficou sem voz.

Hoje completei 10 anos. Fabriquei um brinquedo com palavras. Minha mãe gostou. É assim: 'De noite o silêncio estica os lírios'.

A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos.

Quero a palavra que sirva na boca dos passarinhos.

De tudo haveria de ficar para nós um sentimento longínquo de coisa esquecida na terra — Como um lápis numa península.

Do lugar onde estou já fui embora.

Extraído do "Livro Sobre Nada" (Arte de Infantilizar Formigas), Editora Record - Rio de Janeiro, 1996, pág. 29.

7 comentários:

  1. Quanto subjetivismo! Parece até eu!
    PS. Diário não é tão ruim assim, kkk. ;D

    ResponderExcluir
  2. Soraia, você tem um dom raro de fazer com que eu goste de Literatura.
    De qualquer forma, penso que você deveria voltar a lecionar. Ensinar é fácil, fazer gostar do que se ensina é que é a arte.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Soraia,
    mesmo sem saber da tua completa e irremediável paixão por ele, o poeta te homenageou: "a voz de uma passarinho me recita".

    ResponderExcluir
  4. ...E que a arte nos aponte uma resposta mesmo que não saiba... E que ninguém tente complicar, porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer... Por que metade de mim é... (OSVALDO MONTENEGRO)

    ResponderExcluir
  5. Quem é Manoel de Barros, joga em algum time carioca?

    ResponderExcluir
  6. Igor, deixe de ver novela e volte para seus 'escritos', meninos; humpf! kkkk

    Rodrigues, não me tente. Microfone e sala de aula: coisas diversas porém apaixonantes. Quem sabe, no futuro? ;)

    R (agora sei que é Ricardo),

    Ainda vou p/ Cuiabá beijar as mãos de M. de Barros! Obrigada pela delicadeza!

    Pantanal, bem-vindo ao blog! Se for discursar, avise antes, rss

    E Rodrigo... Sim, atacante do Flamengo, a mais nova aquisição do time carioca. Que percepção incrível a sua!

    ResponderExcluir
  7. Soraia, devem escrever as palavras para expressar nossos desejos mais profundos e esperamos servir os outros. Gosto Manoel de Barros tambem! Un abrazo!Ricard

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!