sábado, 1 de agosto de 2009

Estudo britânico aponta efeitos colaterais do Tamiflu em crianças

Dois estudos divulgados na quinta-feira com crianças britânicas mostraram que mais da metade das que tomaram Tamiflu, o remédio indicado para prevenção e tratamento da gripe suína, sofreram de efeitos colaterais, como náusea, dores, insônia e até pesadelos. Os estudos foram conduzidos por especialistas da Agência de Proteção de Saúde (HPA, na sigla em inglês) do Reino Unido e publicadas no site da revista científica Eurosurveillance. Em um dos estudos, os dados foram levantados em uma escola no sudoeste da Inglaterra. As crianças - de 11 e 12 anos de idade - começaram a tomar a medicação depois que alguns colegas foram diagnosticados com gripe suína. Os pesquisadores investigaram dados de 248 crianças que tomaram o remédio apenas para prevenção da doença. (UOL) Leia mais

3 comentários:

  1. Nenhuma novidade quanto a isso. Não por acaso eu sempre defendi que medicamentos só sejam tomados mediante receita médica.
    E não tenhamos ilusão: se o medicamento causar reações adversas que prejudiquem ainda mais o estado de saúde do paciente, o médico deve ser responsabilizado. E a desculpa de que a reação é "normal" não pode ser usada pelo médico como argumento para se defender de qualquer ataque.
    De qualquer forma, NUNCA usar a praga que é o costume do brasileiro de se automedicar. EM HIPÓTESE ALGUMA. Nem mesmo aspirina ou Alka-Seltzer.
    Experiência de 20 anos ralando o jaleco em balcões de farmácia e sempre resistindo à tentação de "receitar", tão comum lá pelo interiorzão.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Tio Zé, todos os medicamentos tem efeito colateral (100%), mas usamos os medicamentos na esperança que o beneficio deve ser maior que efeito colateral, capito?
    Já vi um farmaceutico (automedicação) morrer de septicemia por dipirona,ele teve quadro de aplasia de medula e infeçcão, já vi uma senhora perder estomago por diclofenaco e outra mocinha perder a função renal por mesmo medicamento.
    Quantas mulheres tiveram trombose dos vasos por anticoncepcional???
    Portanto os medicamentos devem ser tomados com muita cautela.
    É roleta russa...

    ResponderExcluir
  3. Hi, eu entendo perfeitamente e não é por outro motivo que abomino automedicação. O exemplo dos antiinflamatórios (diclofenaco e correlatos) que você apontou é típico.
    Praticamente NINGUÉM se dá o trabalho de ler as bulas. Dá uma preguiiiiii....

    Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!