segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Acompanhe as eleições americanas!

Amanhã, 04 de novembro, o povo norte-americano deverá comparecer maciçamente às urnas para eleger, entre deputados, senadores e governadores, o novo presidente da maior potência mundial. Sem confetes, só fatos. E por falar em fatos, querendo ou não, os americanos estão motivados a apostar na mudança, dado o alto índice de reprovação do governo Bush. Abaixo, os links dos sites que farão a cobertura em tempo real da eleições de amanhã, para que possa acompanhar - dependendo de seu inglês, grau de interesse e disponibilidade - o pleito americano.
Real Clear Politics - Considerado referência de informações sobre a eleição presidencial por diversos veículos de imprensa americanos, como o "The New York Times", as redes de televisão FOX News, e CNN e a revista "The Economist".
Politico - O site aborda não apenas a corrida presidencial americana, mas a rotina de agendas, personalidades e lutas de poder no Congresso e a influente indústria do lobby no país.
Huffington Post - Foi o Huffington Post que revelou a polêmica frase de Obama durante um evento de arrecadação em São Francisco, quando afirmou que as pessoas em dificuldade financeira se apegam às armas e à religião. Apesar de focar na campanha eleitoral, o site cobre ainda notícias de política nacional, entretenimento, mídia e ambiente.
Early Voting - O site explica em quais Estados o eleitor pode votar antecipadamente por e-mail ou pessoalmente a valia o impacto deste voto nos Estados.
Dailykos - De viés claramente democrata, aposta em gráficos e mapas e traz uma compilação do que foi publicado na mídia americana.

5 comentários:

  1. A tal frase, dita polêmica, sobre religião e armas aliadas à pobreza tem nexo. Nem é tão polêmica assim.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Interessante tb a forma como se processam as eleições americanas. Hoje, dia 04, a população expressa nas urnas sua vontade, mas somente no dia 15 de dezembro é que será ratificado o nome do presidente eleito, quando haverá a votação do Colégio Eleitoral. O novo presidente americano será anunciado apenas no dia 06 de janeiro de 2009, e sua posse ocorrerá 14 dias depois.

    ResponderExcluir
  3. Vox Populi...
    Vox Dei...
    Bono Vox...
    A maneira pela qual o presidente dos USA é eleito pode parecer antiquada, ultrapassada (inclusive dando margem a fraudes), se comparada à tecnologia aplicada pelos brasucas...
    Mas meu "medo" é outro.

    ResponderExcluir
  4. Eu apreciaria que o ENIGMA me contasse em qual das eleições americanas ocorreu fraude. Acompanhei todas nos últimos 40 anos e é da índole daquele povo não deixar que isso ocorra, porque o sistema americano repousa na CREDIBILIDADE, coisa que não temos aqui. Lá as coisas são mais à antiga. A Constituição deles ainda funciona.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  5. O que eu quis dizer é que o sistema estadunidense 'dá chance para fraudes', haja vista ser efetuado com cédulas de papel. Eu NÃO disse que lá 'acontecem ou aconteceram fraudes', até porque não tenho embasamento técnico nem conhecimento profundo para afirmar isso.
    Eu também acredito na seriedade made in USA, bem como na sua (deles) Constituição, pequena, mas eficaz. Eles não fazem apenas bikes de boa qualidade.
    Há, também, outro aspecto de suma importância, mas isso já é outra História.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!