segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Número de mortos em SC sobe para 35

O número de mortos devido à chuva que atinge Santa Catarina subiu para 35, segundo contabilidade divulgada pela Defesa Civil às 10h40 desta segunda-feira. O órgão informou ainda que o número de desabrigados e desalojados chegou a 19.889, sendo 12.484 desabrigados e 7.405 desalojados. Quatro cidades de Santa Catarina estão isoladas: Rio dos Cedros, Pomerode, Itapoa e Benedito Novo. As mortes - quase todas por soterramento - aconteceram nas cidades de Blumenau (10), Jaraguá do Sul (7), Luiz Alves (4), Pomerode (1), Brusque (1), Gaspar (1), Rancho Queimados (2), Ilhota (5), Garuva (1) e Benedito Novo (2). Em Bom Jardim da Serra uma pessoa que estava em um carro atingido pela chuva não conseguiu sair do veículo e se afogou. A chuva que atinge o Estado é recorde histórico para o mês de novembro desde que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) começou a fazer medições em Florianópolis, em 1961. Foram registrados nestes 24 dias de novembro de 2008 535,8 milímetros (cada milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado), quase três vezes mais a média histórica para o mês de novembro, de 140 milímetros. (Folha Online) Leia mais
(Foto Agência O Globo)

4 comentários:

  1. Todos os anos - repito, TODOS OS ANOS Santa Catarina entra para o noticiário. Desaparecer debaixo de água, morrer tanta gente, volta e meia o clima se demonstra adverso para aquela gente. Olhem no mapa: são regiões de terras baixas, serão sempre inundadas com qualquer chuva.
    Quanto à região serrana, padece de outros problemas igualmente crônicos como deslizamento de terra etc.
    Entra governo, sai governo, ninguém lá faz nada pela população.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Comentávamos sobre isso à hora do almoço, Zé. E pensar que tem gente que diz que "não gosta de política, não se interessa e sequer quer saber algo a respeito". As decisões, planejamento, melhorias e estudos de uma localidade são decisões políticas. Doeu ver pela TV a mãe lamentando a perda da filha de 3 anos! Vida humana não é pra ser levada pela correnteza ou pela terra que desce a encosta!
    -> Até às 15h20, o número de mortos havia subido para 49, segundo a Folha online.

    ResponderExcluir
  3. CHISTE, apenas repassando:

    Um minuto de silêncio?

    Da Agência Estado, às 20:11, 48 horas depois:

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje, ao final da abertura da 1ª Conferência Nacional da Aprendizagem Profissional, em Brasília, um minuto de silêncio pelos mortos em razão das chuvas em Santa Catarina. Ele disse que o país acompanha "com tristeza" as notícias das mais de 50 pessoas que já morreram no Estado. Lula informou que já mandou o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para a região e que, amanhã, irão os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o chefe do Gabinete da Segurança Institucional, Jorge Félix.

    O que Santa Catarina estava esperando era pelo menos um minuto de discurso, garantindo que o estado terá todos os recursos para reconstruir o que foi destruído. Para garantir ajuda à Cuba e à Bolívia, o demagogo emitiu até mesmo nota oficial. Um minuto de silêncio?
    (Blog Coturno Noturno)

    ResponderExcluir
  4. Digo mais: digo e repito que a primeira-dama deveria estar em SC no mínimo tentando suavizar o sofrimento das mães e avós que perderam seus filhos e netos nesta tragédia toda. É papel moral de d. Marisa Letícia solidarizar-se, envolver-se e TRABALHAR em nome do cargo de seu marido. Mas, esperar o quê desse casal?

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!