terça-feira, 18 de novembro de 2008

Prefeitura de Cascavel é ocupada por manifestantes

Cerca de 200 moradores do conjunto Rivadávia ocuparam na tarde hoje, o 3º piso da Prefeitura Municipal, reivindicando a desapropriação da área. Os manifestantes se mobilizaram para cobrar do prefeito a regularização dos terrenos, já que há pouco tempo uma decisão judicial definiu que a área deve ser desocupada e que os moradores não têm direito a nenhum tipo de indenização pelas obras realizadas nos terrenos. Tal decisão gerou revolta nos moradores, pois ao menos 22 famílias das 249 que estão no local, compraram os lotes e tem inclusive o contrato de compra. Os moradores, sem ter conseguido falar com o prefeito e sem ter uma resposta com relação à legalização dos lotes do conjunto Rivadávia, levaram colchões e cobertores e estão dispostos a dormir na prefeitura caso não haja uma definição sobre a polêmica dos terrenos ainda hoje. (CGN)

2 comentários:

  1. Soraia, não conheço nenhuma das pessoas que supostamente moram nesse conjunto. Portanto, não tenho procuração falar em nome de quem quer que seja. Mas fico a imaginar se eu, aqui em Curitiba, fosse a uma imobiliária que estivesse vendendo lotes numa determinada área e comprasse um lote daqueles. Com sacrifícios, ao longo dos anos, pagando as prestações etc. e tal. Construo uma casinha, boto a família lá dentro, cavo um poço e uma privada, já que o serviço de água e esgoto não é feito para pobre.
    Aí a política muda, o prefeito é outro e este, com a recomendação de um de seus assessores que tem amigos interessados na área, decide começar a perseguir os moradores do loteamento.
    Não quer nem saber de ouvir falar em compensação aos moradores e move céus e terras para atender a interesses outros cuja etiologia é a especulação imobiliária.
    Está criado o conflito social, como sempre por ordem de "otoridades" insensíveis.
    Se fossem invasores contumazes e com carteirinha, vá lá que seja. Mas são pessoas que vinham PAGANDO SEUS LOTES.
    Quem errou? Eles não têm condições de saber que estavam errados, que o prefeito anterior tinha ganhado uma peixada de supostos proprietários da área loteada para fechar os olhos diante de alguma irregularidade. Você sabe que isso acontece muito. Picanha boa, cachacinha reserva especial e pronto! está armada uma pilantragem (mais uma) para conseguir vantagem lá na frente.
    Não há como o prefeito fechar os olhos, é dever DELE solucionar essas questões, independentemente de se foi seu antecessor - ele se elegeu em cima de uma plataforma que estabelece que sua função é de mediador em questões fundiárias. Ele tem as funções de burgo-mestre e o burgo está sob sua responsabilidade. Portanto, nada de empurrar problemas com a barriga.
    Ora bolas, esses prefeitos SABEM como solucionar problemas desta natureza. Portanto, que o prefeito de Cascavel seja responsabilidado por sua desídia e que o antecessor seja chamado à responsabilidade por ter deixado o problema se criar em sua gestão.
    Para isso esses prefeitos foram eleitos. Portanto, MEXAM-SE! É sim sua responsabilidade. Se necessário for, o atual demita o secretário que lhe criou essa situação e coloque outro, mesmo que seu mandato esteja no fim, mas não empurre o problema para o prefeito seguinte.
    Claro, Soraia, que estou falando de países sérios, onde não há como acontecer esse tipo de coisa...

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Opa, errei... onde se lê "responsabilidado", leia-se "responsabilizado".

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!