quarta-feira, 26 de novembro de 2008

País comove-se com drama catarinense; Lula (finalmente) vai a SC

O caos em Santa Catarina devido às chuvas que atingem o Estado fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudar sua agenda desta quarta-feira e viajar para o local. Segundo a agenda oficial, Lula, que está no Rio de Janeiro, deve chegar a Navegantes (SC) por volta das 13h40. Ele sobrevoará as áreas atingidas pela enchente e deixará a cidade por volta das 15h. Balanço da Defesa Civil Estadual contabiliza 84 mortos devido às chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina. Um grupo de 160 pessoas foi resgatado na noite de terça-feira do alto do Morro do Baú, em Luiz Alves (SC). Segundo o órgão, ao menos 54.039 tiveram de sair de suas casas, sendo que 22.952 estão desabrigados - devem ficar em abrigos do poder público - e 31.087 desalojados, ou seja, abrigados nas casas de familiares ou amigos. (Folha online) Leia mais

Conversei por telefone com parentes que moram em Navegantes, que nos tranqüilizaram quanto à sua situação. Meus primos mantém-se confiantes, apesar da tristeza de ver seus vizinhos perdendo seus pertences e do horror de presenciarem corpos boiando nas ruas inundadas. A expressão usada por minha prima foi esta: "Um horror! Jamais vi algo parecido!" E o presidente, acostumado a achar que tudo é "marola", despertou somente hoje para a tragédia de SC.

3 comentários:

  1. Pois eu já vi o que sua prima alega nunca ter visto. Já aconteceu em Santa Catarina e eles não aprenderam a lição. Políticos na época fizeram mil promessas de campanha para se eleger e corrigir - inundações no vale do Itajaí nunca mais! era o mote. Passaram as chuvas (que vêm todos os anos na mesma época) e o povo voltou à rotina inclusive votando nos mesmos imbecis demagogos de sempre. Nada de importante se fez naquele estado, cuja maior renda vem do turismo, denotando que eles não aprenderam a lição.
    Procure nos arquivos, Soraia, nos anos 80 tivemos o mesmo problema por lá.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Em 74 parece que tb houveram problemas, correto, Zé? Minha prima mudou-se para SC há poucos anos, daí seu desconhecimento sobre a tragédia. Como acha que o governo federal irá agir?

    ResponderExcluir
  3. Anos 80/90 teve mesmo ou pior que atual na região de Blumenau que foi arrasada e em Camboriu...lembro que um conhecido que tinha um apart em camboriu, agua chegou cobrir teto dos carros que estavam na garagem...
    Tudo mesma coisa, nem quando chega água no pescoço, pessoal aprende...
    Vamos ver que daqui a uns 10 anos assistiremos mesmas cenas???

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!