sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cão de guarda?

A menina Daniele Zukin dos Reis, que faria 2 anos no próximo dia 21, morreu na noite de ontem após ser atacada por um cão da raça rottweiler, que pertencia a sua família há anos. Segundo a polícia, o pai da criança tentou segurar o cachorro, mas também foi mordido no braço e na mão. Daniele chegou a ser levada para o hospital municipal de Silva Jardim, mas não resistiu e morreu durante o trajeto. Familiares disseram que a mãe foi a única que conseguiu tirar a menina da boca do animal. (Folha online)
Não entendo de cães quanto ao grau de ferocidade de cada raça. Quando nos mudamos para uma casa, meus filhos queriam um cachorro. Pesquisei, e contrariamente aos apelos do mais velho, que queria ter um rottweiler, compramos um boxer. Melhor, uma fêmea boxer. Athena era fantástica: cuidava, cuidava mesmo dos meninos, não permitia a entrada de estranhos, intimidando-os agressivamente, mas se derretia quando "esse estranho" era uma criança. Dócil para a meninada, nada amável para adultos que não conhecia. É preciso atentar para o animal de estimação que você traz para dentro de casa. Muitos alegarão que cães como rottweilers ou pit bulls só atacam se forem mal-tratados. A realidade dos fatos - trágicos, diga-se de passagem - tem provado o contrário. Não se trata de apologia contra a criação da raça, apenas muita cautela quando houver crianças por perto. Aproveito o espaço para lembrar ao meu irmão Marcelo: precaução e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Olho na fera que você tem em casa.

2 comentários:

  1. Caldo de galinha!!!!!!!!!!
    Nem pensar, só de cheirar, tenho maior enxaqueca, já fuji do Hospital onde estava internada por causa de cheiro de canja, 6 horas após cirurgia com anestesia peridural e tudo mais,tambem já estive internada por causa de cheiro de canja, vomitava tanto que cheguei a perder 3 kg num dia só heheheh
    Portanto vamos ficar somente com precaução e nada de caldo de galinha.
    Todos os cachorros são perigosos, mesmo treinados e amorosos, isso percebe quando estão na frente de comida ou se sentem ameaçados, instinto animal não sabe distinguir o certo do errado, tenho 6 cachorros em casa e sei um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Soraia, a dra. Hi está certa. Há animais ditos ferozes que com determinada pessoa viram gatinhos charmosos e brincalhões.
    Aí mesmo em Cascavel, quando a Linda eu e o guri visitávamos uma família de grandes amigos, ficavam fascinados quando o meu garoto, ainda com 3 aninhos, se aproximava daquela boxer enorme e ela fechava os olhos quando ele acariciava a cabeçorra do animal.
    Com estranhos que se atrevessem a ultrapassar uma linha imaginária entre o portão e a calçada da rua, ela já ficava de sobreaviso.
    Não me lembro se ela já deu carreirão em marginal que invadisse o quintal de meus amigos, nem sei se algum tentou invadir. Sobre o assunto nunca perguntei nada a eles. Mas acho que, pelo tamanho da fera, o estrago não seria pequeno.
    Cães são animais irracionais. Vivem no limiar entre o afeto ao dono e o mundo selvagem de onde vieram. O que os donos têm de entender é que o princípio de autoridade não pode ser quebrado. E autoridade envolve igualmente respeito ao espaço do animal.
    Ano passado, eu perguntei ao meu guri qual a razão de ninguém se indispor com ele. Resposta (isso aos 15 anos): é que eu tenho carisma, pai. Eu não sabia se caía na gargalhada ou se parava para pensar no convencimento da "fera". Mas até hoje animais nunca o atacaram, não por falta de algum na rua de casa.
    Não há regras fixas quanto a animais, mas sempre funciona bem acostumá-los desde pequenos a respeitar seus donos.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!