quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Mercados voltam a abrir aos domingos em Cascavel

Com o respaldo da Justiça, os supermercados de Cascavel voltam a abrir as portas aos domingos. Eles estão amparados na Lei Federal 11.603/2007, que torna sem efeito o Projeto de Lei 316/2008, de autoria do ex-vereador Alcebíades Pereira da Silva (PSC) e sancionado pelo ex-prefeito Lísias Tomé (PSC) no fim do ano passado. A rede de supermercados Super Muffato entrou com um pedido na Justiça Federal e sexta-feira passada conseguiu liminar, não interrompendo o atendimento no fim de semana. Segundo a assessoria de imprensa da rede, o departamento jurídico entrou com o pedido porque em todas as cidades em que funciona há atendimento aos domingos. O proprietário da rede Beal, Rubens Beal, fechou as portas domingo, mas promete reabri-las neste domingo. O empresário diz que obteve a liminar que permite a abertura. A rede de mercados Irani também está com o direito garantido de abrir as portas aos domingos por uma liminar. Segundo um dos sócios, Ivo Pegoraro, as portas continuarão abertas. A proposta de restringir o comércio nos fins de semana não agradou a população. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito Edgar Bueno (PDT) convocará uma reunião semana que vem com o sindicato dos trabalhadores e os empresários para buscar uma solução para o dilema. (Jornal Hoje) Leia mais

5 comentários:

  1. Ótimo! Todos ganham: os trabalhadores que só têm o final de semana para abastecer a despensa, os funcionários comissionados que terão um reforço no salário, os próprios comerciantes que terão um maior giro nas mercadorias e no dinheiro e, por último, uma maior arrecadação de impostos.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Na contramão do desenvolvimento
    Hi Kyung Ann e Ivo Antonio Billi Filho - residentes em Cascavel -
    Todos os lugares do mundo, principalmente os lugares de países desenvolvidos, trabalham conforme as necessidades, adaptando as condições locais.
    Na maioria das grandes capitais shopping center, redes de supermercados e lojistas de visão abrem seus comércios aos domingos, feriados e até mesmo por períodos de 24 horas, que contam com apoio dos órgãos governamentais e total aprovação dos cidadãos consumidores.
    Com tanta gente querendo, precisando trabalhar e outros tantos trabalhando, mas sem tempo para poder fazer suas compras durante o horário comercial normal, sem se ausentar dos seus compromissos profissionais, a gente se depara com uma proposta de “fechar os comércios aos domingos”.
    Comércio aberto, mais empregos, mais consumo, mais satisfação dos consumidores.
    Muitos produtores e famílias de cidades vizinhas vêm nos fins de semana a Cascavel para fazerem suas compras, utilizam as redes hoteleiras e restaurantes de nossa cidade. Isso significa mais arrecadação para o nosso município, maior desenvolvimento para a nossa cidade.
    E a maioria dos trabalhadores brasileiros que têm jornada de trabalho de 44 horas semanal só dispõe o tempo dos domingos para fazer compras.
    Cascavel, considerada hoje como a capital do oeste do Paraná, infelizmente sendo gerida por pessoas que a vêem como um simples vilarejo.
    Todos sabem e as estatísticas já demonstraram que maioria dos homens faz compras nos dias de folga, que seria nos domingos, e também estamos cientes que quando os homens fazem compras nos supermercados e nas lojas de shoppings o gasto médio é superior aos das mulheres.
    Pelo menos é a informação que tenho e isso é semelhante no mundo inteiro.
    Enquanto outros que não têm interesse em trabalhar ou acham que não vale a pena trabalhar, que aproveitem o tempo que sobra para dedicar à própria família, fazendo as coisas de seu interesse e, se ainda estiver interessado, que pergunte à própria família sobre o comércio aberto nos domingos, tenho certeza que a própria família deve concordar que seria ótimo que o comércio funcionasse aos domingos.
    Portanto, sugiro que quando quiserem elaborar as leis e os decretos, que consultem os interessados para ver a melhor solução que atenda todo o mundo e nada de querer sobressair com idéias polêmicas.
    Já foi um tempo em que as idéias polêmicas davam os votos.
    É bem provável que o próximo projeto de lei seja proibir restaurantes de abrir durante o horário de almoço.
    Jornal Hoje, 21 de outubro de 2008.

    ResponderExcluir
  3. Quando surgiu primeiras ideias sobre fechamento de comercio em Cascavel, escrevi e mandei artigo,mas os "falsos moralistas" ganharam... porenquanto, pensam que só existe domingo para dedicar a familia, pensava que temos que dedicar 24 horas e 7 dias da semana a familia. Como ex-presidente FHC dizia " eita nois é caipira", morro e não vejo tudo.

    ResponderExcluir
  4. Dra. Hi, temos arraigado dentro de nós um péssimo costume advindo da Igreja Católica que, nos países em que é majoritária, dita as normas e estabelece até os dias santos. Onde se implanta o catolicismo, reina a preguiça, a avareza, a vadiagem, tudo em nome de um suposto deus que mandou descansar no sétimo dia de uma suposta criação. Nem os judeus ortodoxos guardam mais o Shabat, quando está em jogo a segurança de sua casa, tanto é assim que um país como Israel, que supostamente deveria guardar o Shabat, deixa isso limitado à população civil. Quanto aos militares, seu lugar é lá, na caserna ou nos campos de batalha.
    Curiosamente, nem os cristãos podem alegar a gaurda de dias, porque Jesus teria sido apanhado por fariseus curando um doente e fora duramente criticado. A resposta de Jesus foi típica e acho que se aplica a todos os cristãos: "Se meu Pai trabalha até hoje, eu trabalho também".
    E, claro, se Jesus estivesse hoje circulando por aí, teria conhecimento da crise e diria: "crise se cura com TRABALHO. Pra roça, vagabundos!"

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  5. Quero deixar uma mensagem bem clara para este anônimo... Que pra começar o assunto não tem coragem de se identificar e fica criticando e falando um monte de besteiras...Primeiro é muito triste ter quer ler que vc acha que DEUS é um suposto,primeiro vc não lê a Bíblia...DEUS não mandou vc guardar o sétimo ele deixou bem claro que é para lembrarmos do Sétimo dia,dia de Descanso e não de vadiagem viu???? Segundo é muito triste saber que existem pessoas como vc....Por que aceite VC ou Não...DEUS vai voltar aqui nesta terra para acertar contas com pessoas como vc...Dúvide dele ou não ELE...DEUS...existe sim...E vc anônimo só está aqui hoje pela misericórdia deste suposto DEUS viu?????Espere e veja com seus próprios olhos a VOLTA DE JESUS...E NÃO ESQUEÇA está muito mais perto do que vc imagina...A BÍBLIA é bem clara....DEUS É AMOR...MAS TAMBÉM É JUSTIÇA...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!