quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Quando a Educação vem à tona

Hoje entrevistei a professora Denise Rosana Moraes, mestre em Educação e doutoranda na área pela UEM. Denise ainda ocupa o cargo de diretora do Centro de Educação e Letras da Unioeste, campus Foz do Iguaçu e é professora de Pedagogia. Denise Moraes insistiu na responsabilidade que a família deve assumir junto à escola, desde as séries iniciais, pela formação do aluno, fator determinante para que se conheça o processo ensino-aprendizagem e para a formação do caráter da criança, sem que haja omissão familiar. Comentou a respeito da cobrança que a sociedade deve efetivamente fazer junto ao Estado, no cumprimento da aplicabilidade dos recursos destinados ao setor. Lembrei à professora o teor do discurso de posse do presidente Sarkozy - numa alusão à fala do professor Cláudio Moura Castro, economista e especialista em educação básica quando se pronunciou a respeito da crise na educação, salientando a questão da disciplina em sala de aula, dizendo que as 10 melhores escolas do Brasil não têm problemas disciplinares - quando chamou atenção do mundo para o mesmo tema. O início das aulas (reinício para muitos) se aproxima, e é sempre bom os pais e responsáveis reavaliarem suas condutas junto às escolas de seus filhos. Até que ponto se tem dado respaldo às decisões dos docentes? Liberdade em excesso na escola - uso aleatório de celulares, desrespeito ao corpo docente e consequentemente aos demais funcionários da escola - tem feito parte da rotina de seu filho(a)? Como e quando intervir? Que tal procurar a direção escolar e começar a fazer parte deste processo. Comece pelo conhecimento do PPP - Projeto Político Pedagógico da escola. Para que ocorra a aprendizagem, há um planejamento prévio. Que tal conhecê-lo?

10 comentários:

  1. CHISTE, disse:

    Soraia minha esposa dá aula em uma escola particular, e ela precisa até brigar com os pais para participarem da vida escolar dos seus filhos e eles chiam até pelos cotovelos e, no final de cada ano letivo, os pais ficam cotucando a direção para colocar seus filhos na classe dela no o próximo ano. Os pais pagam pensando somente em dar um diploma e quando caem no mercado eles quebram a cara.

    ResponderExcluir
  2. Obs: anexo escrevi há 6 anos...
    Cascavel, 17 de junho de 2002.

    Causas de violência

    Há alguns anos houve uma pesquisa em Curitiba, sobre a mensalidade escolar.
    Uma mulher quase foi agredida ao responder numa reunião dos pais, pois ela sugeriu aumento da mensalidade praticamente em dobro. Segundo ela, pagava R$120,00 por mês para deixar o carro dela num estacionamento onde ficam expostos, parados e podem ser vigiados por pessoas sem curso superior, e se houver algum incidente com o carro, era resolvido da melhor maneira possível. Os filhos dela estudavam num dos melhores colégios e pagava R$96,00 por mês, onde os professores tinham curso superior e cursos especiais adequados para cuidar os alunos da melhor maneira e que se houvesse algum incidente, era no mínimo dor de cabeça e até perder emprego.
    Geralmente pagamos mais pela qualidade e o valor dos referidos.
    Cuidar os carros é mais importante e prioridade que os filhos?
    Os filhos, das pessoas que preferem pagar mais para cuidar dos carros que os próprios filhos, devem ser mais vulneráveis.
    Culpar as causas da violência como sendo Tráfico de drogas e despreparo da polícia, isto é demagogia pura, é fácil culpar os outros.
    Há tanta violência no mundo, exemplo : oriente médio, Ásia, áfrica...mais recente, no Sábado teve violência no convenção do PMDB...foi por causa do tráfico de drogas e despreparo da polícia?
    Eu sou apenas um grão de areia numa praia, não tenho filhos, mas tenho os pais que me deram uma educação e não me deram a chance de eu querer experimentar qualquer droga que seja e nunca precisei. Únicos vícios que eles me ensinaram é ser honesta e gostar de mim mesmo. Meus pais nunca me deram o carro do ano, mesada polpuda e ou roupas de grife, mas me deram a educação para distinguir o certo e o errado.
    Se os pais mostrarem simplesmente que sejam honestas e que gostem de si mesmo, não teremos chances de sofrer as conseqüências indesejáveis.
    Ninguém que seja honesta e que gosta de si entrariam num caminho cheio de sofrimento.
    Culpar os professores de mal ensino...atualmente gastamos muito mais nosso dinheiro para construir presídios novos, modernos e manutenção, e se tivessem gastado com a educação? Hoje os que estão na cadeia com certeza teriam tido mais chance de ter uma vida mais digna, honesta e não estariam onde estão.
    Não vamos culpa os traficantes, despreparo da polícia, políticos corruptos, impunidade, etc.
    Se cada um fizer o que deve ser feito, com certeza os traficantes, corruptos vão viver da melhor maneira possível, pois eles também tem os filhos para criar e os pais para admirar.
    Ninguém nasce com carimbo na testa para ser traficante e corrupto...as pessoas aprendem vendo ou por necessidade.
    Com mesmo material, tais como tijolos e cimento, podemos construir uma cadeia para viver infeliz nela ou uma casa aconchegante e viver feliz nela, cada um é roteirista das próprias novelas.
    Recentemente acompanhamos a novela, que confirmou mais uma vez, que tráfico de drogas não é a causa de violência, e sim é a conseqüência, a causa primária é a desestrutura familiar.
    Vicie em dizer “Bom dia, lindo dia e flor do dia” ou simples abraço aos seus filhos ou os próximos, dificilmente alguém que começa um Bom dia entraria num mundo de violência e sofrimento.
    Parem de culpar os outros e aprendam a se olhar no espelho. Faça ficar mais bonita para si mesmo, com certeza que estaremos de bem com a nossa vida e dos outros que me amam.
    Não me incluíram na pesquisa, mas se me perguntassem responderia “na minha opinião a causa da violência é a desestrutura familiar”. Minha opinião não mudaria estatística, mas gostaria que mudassem.
    Hi Kyung Ann

    ResponderExcluir
  3. http://www.escolasempartido.org
    Este é o site que hoje aborda em profundidade a questão da educação no Brasil, educação que hoje, com especial ênfase nas escolas públicas controladas pelo aparato petista, está mais para doutrinação comunista do que para formação de pessoas.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  4. Chiste, com relação à participação dos pais na vida escolar e nas atividades da escola de seus filhos, está em voga uma teoria da qual parece ser defensora a pedagoga Roseli Sayão; segundo ela as relações entre a escola e seus filhos é de responsabilidade apenas destes. Se é que bem entendi, os pais não têm de se imiscuir nos compromissos que eles têm perante a escola.
    Por outro lado, a busca pelo pão de cada dia faz com que os pais pensem que a responsabilidade deles com relação à vida escolar dos filhos passa a ser da escola, "uma vez que estamos pagando uma fortuna".
    Desnecessário comentar que nunca demos sossego para o departamento pedagógico das escolas em que matriculamos nosso filho. Basta os pais colocarem na cabeça que não acharam seus filhos na lata de lixo e que o pátrio poder nunca pode ser dividido com nenhuma outra instituição, nem mesmo governos.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  5. CHISTE, trocando figurinhas com Zé do Coco:

    O que mais impressiona é que os pais pagam para os filhos passarem de ano e dificilmente exigem que a escola cumpra com o proposto para o ano letivo. Na minha região eu nunca soube de alguma escola que foi chamada nos Procons da vida por não cumprir suas propostas. Nos EUA, os pais tem até um livro (+/-) poderemos dar o título de "Direitos e Deveres dos Pais". Segundo alguns amigos, que estão por lá o assunto é sério: uma espécie de ISO que as escolas tem que cumprir ao acordado no contrato de matrícula. Não podemos continuar fingindo que existe a escola, que os pais pagam e os professores, até por imposição da direção (para contenção de despesas e aumentar a lucratividade) são obrigados a dar o mínimo para justificar que alguma coisas está sendo passada aos alunos...igual medida devería ser adotada nas escolas não particulares: o tal de livrinho devería existir para dar uns sustos na direção das escolas, nos professores e também nos pais dos alunos.

    ResponderExcluir
  6. CHISTE, estou postando comentários sem me preocupar com correção: estou em férias usando os "Lan Houses" e como tem bastante gente não dá para ficar pensando muito.

    ResponderExcluir
  7. Chiste, a escola do meu garoto eu quero forçar que implantem a sistemática de manter aulas pela internet também. Claro que nem todos os pais podem pagar uma banda larga, mas nem seria preciso tanto. Até mesmo uma conexão comum, dial-up, apenas para fazer downloads das matérias. Os alunos estudariam em casa e responderiam via internet as questões. Mensalmente teriam mini-provas e cada dois meses as provas seriam no ambiente escolar, uma oportunidade para confraternização.
    Não há rigorosamente motivo algum para não implantar o sistema. Se há escolas por correspondência que suprem deficiências do ensino profissionalizante com razoável sucesso, POR QUE não eliminar espaço físico, economizando com carteiras, contas de água e luz etc?
    Isto tudo acrescido ao fator segurança: há muitos assaltos e assédio de traficantes aos alunos.
    Morro de velho e cansado, mas não abro mão desta idéia, porque até as escolas estariam ganhando com o sistema.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  8. CHISTE, continuando com a troca de idéias com Zé do Coco:

    As crianças, minha esposa sempre comenta, que muito mais do que amadas as crianças querem atenção, ou seja o tempo das pessoas com as quais elas se relacionam e, infelizmente, tempo, hoje em dia, ninguém tem para dar. Tempo é um produto muito caro. Até a pouco tempo dizia-se que quem tinha os pais tinha todos os amigos do mundo e atualmente estamos vendo pais querendo se livrar dos filhos que chegam a ser estôrvo - férias escolares para os pais é geralmente época de tormento, eles não sabem o que fazer com os filhos e nem como lidar com eles - é um tal de rebentar pipoca , locação de vídeos - mandar os filhos para a casa de algum casal amigo que tenha filhos e daí por diante. Nas férias os casais se arrepiam -

    Obrigado pela atenção e a paciência com os meus comentários...

    ResponderExcluir
  9. Pois adoro qdo meus filhos estão em casa. Defendo que as férias escolares deveriam durar o verão todo! E em julho, ao invés de 2 semanas, o mês todo! Tem coisa melhor que as crianças por perto?

    ResponderExcluir
  10. Soraia, eu sou suspeito para falar de crianças. A sobrinhada toda gosta de vir à nossa casa, ainda mais pelo fato de a Linda, ainda mais que eu, se derreter toda quando um petiz daqueles olha pra cima nos olhos dela e pede água.
    E não é um, nem são dois; há dias em que a parentela traz todos os pestinhas de uma vez e a festa fica completa. Não há de fato coisa melhor do que ouvi-los na brincadeira de pique e esconde-esconde.
    No dia em que morrer, quero ouvir as vozes das crianças.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!