terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Hoje é dia do santo reis!

Durante 12 dias, a partir do natal - até 6 de janeiro-, o Alferes da Folia, chefe dos foliões, pode bater à sua porta a qualquer momento, de manhãzinha, seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos barulhentos. Vai despertar quem estiver dormindo, pedir pemissão para entrar, tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis, uma festa popular de origem portuguesa que ainda sobrevive em cidadezinhas brasileiras. Vai oferecer uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos, enquanto, do lado de fora, os palhaços vão dançar ao som do violão, do pandeiro, do cavaquinho, recitando versos. Esta festa comemora o nascimento de Cristo. Seu enredo lembra a viagem que os três reis magos - Baltazar, Belchior e Gaspar - fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em jerusalém. Os foliões abrem alas com uma bandeira, que - dizem!- é abençoada e protege das más influências. Depois de 12 dias de jornada, o dinheiro arrecadado é gasto em comes e bebes para todos. (Terra brasileira)
Uma única vez entrei em contato com a folia de reis e devo dizer: foi de arrepiar! Tinha meus 12 anos e meus pais permitiram a entrada do grupo em casa. O barulho era ensurdecedor, a música cantada quase incompreensível devido ao caos sonoro, mas a emoção tomou conta de todos na casa. Nunca mais vi ou ouvi a folia de reis, mas ainda quero proporcionar aos meus filhos, um encontro desta natureza com o folclore, a cultura que reluta em dissolver-se no tempo e suas mutações. Hoje é dia do santo reis!!
Vídeo - Margareth Menezes (Youtube)

2 comentários:

  1. Curioso como o uso do cachimbo deixa a boca torta. Por mais que eu pesquisasse na Bíblia, não encontrei NADA absolutamente sobre TRÊS reis magos. E até nome colocaram nos tais cidadãos: Baltazar, Gaspar e Melchior (ou Belchior).

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  2. Olá Soraia,
    enquanto você ficou emocionada com a visita dos santos reis, quando tinha seus 12 anos, minha irmã mais nova, que na época tinha seus 6 anos, ficou horrorizada com a visita de reis, na casa de minha avó.Nunca vi uma criança chorar tanto com medo dos "palhaços"!
    Aliás minha família é avessa a caras pintadas de palhaços, eu não gosto, meus filhos também não.
    Minha filha mais nova quando tinha 4 anos saiu correndo de medo do Papai Noel, na festa de fim de ano da escolinha, pode?

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!