domingo, 11 de janeiro de 2009

Forças israelenses avançam na Cidade de Gaza; Hamas desafia

Forças israelenses se aproximaram da área mais populosa da faixa de Gaza neste domingo, matando pelo menos 14 militantes palestinos e 12 civis em uma ofensiva intensificada apesar dos clamores internacionais por um cessar-fogo. O líder do Hamas, Khaled Meshaal, disse que seu grupo não irá cogitar um cessar-fogo até que Israel encerre seu ataque por terra, ar e mar, que já dura 16 dias, e suspenda o bloqueio a Gaza. Uma delegação do Hamas esteve no Cairo para discutir um plano de trégua mediado pelo Egito. (Reuters) Leia mais
Celso (desastre) Amorim, ministro brasileiro das Relações Exteriores começa hoje sua visita por Israel, Síria, Jordânia e territórios palestinos. Hoje ele deve reunir-se com o presidente da Síria, em Damasco - Bashar al-Assad. Hoje ainda, se tudo correr bem e de acordo com a agenda do ministério, Amorim deve se encontrar com a colega Tzipi Livni, em Jerusalém. Amanhã o representante do governo Lula reúne-se com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, e seu colega Riad Maliki. Amorim finaliza seu tour no Oriente, em Amã, onde será recebido pelo rei da Jordânia, Abdullah II, e o ministro de Exteriores, Salah Bashir. Término do tour. Aguardemos a "análise" da viagem do chanceler pelo governo brasileiro na tentiva de pacificar o conflito em Gaza.

Um comentário:

  1. Se Israel recuar agora, ou se parar um minuto em sua estratégia de dominar o palco dos conflitos, perderá para sempre.
    O Hamas quer só isso, uma trégua para receber mais armas e munições. E justamente através de território do Egito...

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!