terça-feira, 21 de outubro de 2008

Dieta ocidental e os riscos para a saúde

Um estudo canadense sobre hábitos alimentares identificou a dieta ocidental como sendo a que mais traz riscos de problemas cardíacos. Conduzido por pesquisadores da Universidade McMaster e publicado na edição desta terça-feira da revista científica Circulation, o estudo analisou a dieta de 16 mil pessoas em 52 países e identificou três padrões alimentares globais. A típica dieta ocidental, rica em gordura, sal e carne, seria responsável por um aumento de 30% no risco de desenvolver doenças cardíacas em qualquer população. A dieta oriental, rica em tofu, soja e molhos, não teve nenhum impacto no risco de desenvolver problemas do coração. Já a chamada dieta "prudente", rica em frutas e verduras, reduziria o risco em até 33%. Para realizar o estudo, os pesquisadores formularam um questionário que avaliava as dietas com base em 19 grupos de alimentos. O questionário foi então respondido por cerca de 5.500 pacientes que haviam sofrido ataques cardíacos e 10 mil pessoas saudáveis. De acordo com os resultados, as pessoas que seguiam a dieta ocidental apresentavam um risco 35% maior de sofrer um ataque cardíaco do que aquelas que comiam pouco ou nenhuma fritura ou carnes. (Folha online) Leia mais
Indico a leitura do seguinte artigo que trata sobre a incidência do câncer de mama, apontando para a dieta ocidental, igualmente:

Um comentário:

  1. Soraia, a coisa toda como eu vejo (não sou médico, não sou nutricionista, sou apenas um comensal): vejo gente comendo tudo isso que o tal "estudo" acusa morrer de velho.
    Tenho visto vegetariano morrendo aos 50 anos.
    Interessante um comentário do Dr. Drauzio Varela sobre a experiência dele em consultório: ele prescreveu a uma paciente cortar de sua dieta toda carne vermelha e gordura animal, porque o nível de colesterol dela estava extremamente elevado.
    No que a paciente lhe disse: "xi, doutor, então eu estou roubada, porque não como nada disso. Sou vegetariana há muito tempo".
    Isso fez com que Drauzio Varela revisse seus conceitos sobre dieta alimentar. Quem quiser saber o que pensa aquele médico, visite seu site: http://www.drauziovarela.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!