quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Gigantes da internet assinam código de ética

Microsoft, Google e Yahoo divulgaram nesta terça-feira um código de conduta conjunto para oferecer proteção à liberdade de expressão na internet e garantir a privacidade de usuários contra a intromissão de governos no ambiente online. O código, intitulado Global Network Initiative, foi assinado depois de as empresas terem sofrido críticas por auxiliarem governos como o da China a censurarem conteúdos da internet. Segundo o acordo, as companhias vão limitar os dados que poderão enviar aos governos em questões que tratam da liberdade de expressão e privacidade dos usuários. O documento afirma que a privacidade é " um direito humano e uma garantia da dignidade humana" e diz que as empresas signatárias se comprometem a resistir a demandas por restrições na liberdade de expressão e na privacidade feitas por governos. O advento do acordo acontece depois de anos de críticas e acusações de que muitas empresas - inclusive Google, Yahoo e Microsoft - concordaram em ajudar a desenvolver o que é conhecido como "O Grande Firewall da China", um sistema de bloqueio de conteúdos de Internet do governo chinês. O Google foi acusado de cumprir exigências do governo chinês para filtrar pesquisas na internet e eliminar resultados em seu sistema de buscas sobre palavras como "democracia" e "Massacre da Praça da Paz Calestial", por exemplo. Já a Microsoft foi acusada de bloquear o blog de um famoso pesquisador de mídia chinês que publicou artigos contra a demissões no jornal Beijing News Daily. (Folha online) Leia mais

Um comentário:

  1. Vamos ver se eles cumprem o protocolo de intenções deles mesmos, Soraia. Como você mesma relatou aí no post, eles já têm histórico de ceder às exigências de governos. Destaque-se que o Google já cedeu a pressões de alguns parlamentares para liberar dados de seus usuários, independente de ordem judicial.
    Convém agora não esquecer que um senador por nome Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas, anda maluco de vontade de criar barreiras contra a liberdade na internet, aqui no Brasil.
    Volta e meia ele aparece com estudos para viabilizar a censura.
    Vamos ficar atentos e inclusive, se for o caso, questionar políticos aleatoriamente sobre seu posicionamento quanto à violação da liberdade de comunicação. Que cada internauta escolha na lista de componentes do Congresso uma vítima e, dependendo da resposta evasiva, atacar enviando mensagens aos amigos a respeito daquele político.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!