terça-feira, 21 de outubro de 2008

Meu Brasil de roupa nova - o que muda com a reforma da Língua Portuguesa

Ontem, enquanto acompanhava minha cunhada Moema, lá do norte pioneiro em suas compras - e que pique tem a italiana pra vasculhar "lôjinha" - comentávamos sobre a reforma ortográfica que ocorrerá no próximo ano. Moema então perguntou: "O trema já caiu, né, Sô?"
Felizmente ainda não, Moema. Sou das antigas, gosto da escrita bonita, extensiva, caprichada, cheia de rococó e entremeada de acentos e hífens. Mas vamos lá, temos que aprender as novas regras para não fazer feio diante da excelentíssima Língua Portuguesa repaginada:
HÍFEN Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"
TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados (Ô, dó!)
ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)
ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"
ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"
ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem -> (Ficará horrível!)
GRAFIA
No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"

3 comentários:

  1. Cara Soraia,
    Parabéns pelo blog, cada dia melhor. Quero pedir seu apoio para impedir que um grave erro seja cometido: a doação do melhor terreno do povo de Cascavel, entre a Rodoviária e a Prefeitura, não pode ser Delegacia da Polícia Federal, com cadeia, viaturas saindo em alta velocidade, bandidos, tiros, etc...
    Aquele é um local para uma linda obra, que comemore a pujança e o sucesso dos pioneiros que planejaram uma cidade do futuro, que chegou muito rápido.
    Existem centenas de outros locais para a construção da necessária sede da PF, não precisa ser no nosso local mais nobre.

    Mano Preisner,
    Amigo e fã.

    ResponderExcluir
  2. Se você ler Monteiro Lobato, Soraia, vai constatar que ele já vinha adotando regras lá dele, cancelando acentos de valor discutível.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Mano. Sua participação no blog é indispensável. Quanto a doação do terreno mencionado para a construção da delegacia da PF, acredito que na nova administração esse equívoco seja reparado. Mesmo porque seria uma contradição tal empreitada, uma vez que ali foram feitas modificações recentes, com a revitalização da Praça Vereador Luiz Pícolli, conhecida como Praça da Bíblia,com interligação das pistas da Avenida Brasil que cortam a praça com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito e oferecer mais segurança aos pedestres que se arriscavam para fazer a travessia. Esperemos para ver como Edgar Bueno resolverá o impasse. Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!