segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ARTIGO: Na contramão do desenvolvimento

O artigo abaixo é de autoria da querida Hi, pessoa singular, médica competente e ética que traduz em palavras o senso crítico com o qual aborda diversos assuntos, além da medicina.
Todos os lugares do mundo, principalmente os lugares de países desenvolvidos, trabalham conforme as necessidades, adaptando as condições locais. Na maioria das grandes capitais shopping center, redes de supermercados e lojistas de visão abrem seus comércios aos domingos, feriados e até mesmo por períodos de 24 horas, que contam com apoio dos órgãos governamentais e total aprovação dos cidadãos consumidores. Com tanta gente querendo, precisando trabalhar e outros tantos trabalhando, mas sem tempo para poder fazer suas compras durante o horário comercial normal, sem se ausentar dos seus compromissos profissionais, a gente se depara com uma proposta de “fechar os comércios aos domingos”. Comércio aberto, mais empregos, mais consumo, mais satisfação dos consumidores. Muitos produtores e famílias de cidades vizinhas vêm nos fins de semana a Cascavel para fazerem suas compras, utilizam as redes hoteleiras e restaurantes de nossa cidade. Isso significa mais arrecadação para o nosso município, maior desenvolvimento para a nossa cidade. E a maioria dos trabalhadores brasileiros que têm jornada de trabalho de 44 horas semanal só dispõe o tempo dos domingos para fazer compras. Cascavel, considerada hoje como a capital do oeste do Paraná, infelizmente sendo gerida por pessoas que a vêem como um simples vilarejo. Todos sabem e as estatísticas já demonstraram que maioria dos homens faz compras nos dias de folga, que seria nos domingos, e também estamos cientes que quando os homens fazem compras nos supermercados e nas lojas de shoppings o gasto médio é superior aos das mulheres. Pelo menos é a informação que tenho e isso é semelhante no mundo inteiro. Enquanto outros que não têm interesse em trabalhar ou acham que não vale a pena trabalhar, que aproveitem o tempo que sobra para dedicar à própria família, fazendo as coisas de seu interesse e, se ainda estiver interessado, que pergunte à própria família sobre o comércio aberto nos domingos, tenho certeza que a própria família deve concordar que seria ótimo que o comércio funcionasse aos domingos. Portanto, sugiro que quando quiserem elaborar as leis e os decretos, que consultem os interessados para ver a melhor solução que atenda todo o mundo e nada de querer sobressair com idéias polêmicas. Já foi um tempo em que as idéias polêmicas davam os votos. É bem provável que o próximo projeto de lei seja proibir restaurantes de abrir durante o horário de almoço.
Hi Kyung Ann e Ivo Antonio Billi Filho - residentes em Cascavel - hi.kyung@terra.com.br

Um comentário:

  1. Minhas homenagens a esses cidadãos de Cascavel, que demonstram verdadeiro espírito cívico. Não são países pobres que devem se dar o luxo de trabalhar menos. Se nos países ricos o comércio e a indústria funcionam 24 horas por dia, por que nós aqui vamos nos ater a um corporativismo danoso aos interesses da população, impedindo aos trabalhadores o acesso a emprego e ao consumidor o acesso aos produtos que lhe interessam?
    Ah, INCLUSIVE em dias feriados e santificados por algumas religiões...
    Além do que trabalhar sempre fez bem, gera riquezas e faz o dinheiro circular.

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!