sábado, 11 de outubro de 2008

Finlandês ganhador do Nobel da Paz pede financiamento a projeto

O ex-presidente da Finlândia Martti Ahtisaari, 71, que recebeu ontem o prêmio Nobel da Paz de 2008 por seu destaque em mediações de conflitos internacionais, afirmou estar "muito satisfeito" com o prêmio e esperar que ele atraia financiamento para seu novo projeto de pacificação, o instituto Iniciativa de Gerenciamento de Crises. Para o finlandês, seu trabalho mais importante foi a independência da Namíbia. Ahtisaari atuou como mediador do acordo de paz de 2005 entre o governo da Indonésia e os rebeldes da província de Aceh; e foi enviado especial da ONU no Kosovo para propor um plano de estabilização do país em meio a conflitos entre sérvios e albaneses. Com a premiação de Ahtisaari, o Nobel retornou a focar trabalhos de paz tradicionais. No ano passado, o Nobel surpreendeu ao premiar o ex-vice-presidente americano Al Gore e o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, em inglês). Escolhido entre 197 candidatos, Ahtisaari vai receber um prêmio de dez milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão). Entre os indicados derrotados estavam os dissidentes chineses Hu Jia e Gao Zhisheng; o líder opositor no Zimbábue, Morgan Tsvangirai; Ingrid Betancourt, ex-refém das Farc; Lidia Yusupova, conhecida por criticar a censura do Kremlin sobre a imprensa e a violações aos direitos humanos na Tchetchênia; Thich Quang Do, monge que luta por liberdade religiosa e democracia no Vietnã; e Bulambo Lembelembe Josué, pastor do Congo. O sexto e último Nobel do ano é o de Economia, que será entregue na próxima segunda-feira (13). (Folha online)

Um comentário:

  1. Se na Finlândia não se falasse um idioma tão arrevezado como o fino-úgrico, de um povo inimigo figadal do povo de onde eu provenho, os celtas, até que migraria pra lá.
    Afinal de contas, é lá que mora o Papai Noel. Embora isso não tenha sido suficiente para afastar daquele país o fantasma da recessão...

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!