segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Mulheres lutam para poder dirigir carros na Arábia Saudita

A cultura árabe, antiga e rica sob todos os aspectos, peca pelos extremos: uma antítese de valores que se chocam, ora demonstrando obediência e disciplina, ora escravizando e mutilando física e emocionalmente as mulheres e grupos étnicos. Século XXI, tecnologia ao alcance de todos e na Árabia Saudita... As mulheres ainda não têm permissão para dirigir automóveis. É fato, tal situação existe!
A escritora Wajeha Huwaider causou polêmica na imprensa do país no início do ano ao colocar no site de vídeos YouTube um filme que mostrava ela dirigindo pelas ruas do país. Outras ativistas também estão usando a internet para tentar forçar a mudança da lei. O filme de Huwaider no YouTube faz parte de uma campanha iniciada há um ano. Até o momento a ativista não obteve uma resposta formal do governo saudita. (BBC Brasil) Leia mais Veja

Um comentário:

  1. Soraia, em que pese termos pessoas esclarecidas no Oriente Médio e que se disponham a enfrentar o status quo, a luta será árdua. São séculos de opressão e a mulher ainda não tem as Scheherazade modernas em número suficiente para fazer frente aos marmanjos.
    Não há no Corão qualquer referência a ser proibido à mulher conduzir veículos (camelo, tapete voador etc.).
    Trata-se de formação machista apenas e isso leva tempo, muito tempo.
    Wah Sallam!

    Zé do Coco

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação em meu blog!